Vulnerabilidade da cadeia de suprimentos na pauta das empresas






A cada dia, percebo que as empresas estão mais conscientes sobre o papel da logística como um dos diferenciais competitivos do negócio.


Entender que a integração e a colaboração entre os fornecedores é essencial. Todos os elos da cadeia de suprimentos precisam estar interligados e são interdependentes se temos um dos elos fragilizados, toda a cadeia é afetada e, consequentemente o negócio é afetado.


Por isso, achei muito interessante a matéria publicada no site do UOL, que traz informações sobre a preocupação da Volkswagen com as possíveis vulnerabilidades de sua cadeia de suprimentos, devido aos conflitos globais que estão ocorrendo.


Segundo a matéria, a VW já está sentindo os aumentos de preços e, queda nas entregas de alguns itens necessários a produção devido aos gargalos na cadeia de suprimentos.


Penso que outros grandes players mundiais vão caminhar no mesmo sentido da VW, buscando entender como fortalecer todos os elos de sua cadeia de suprimentos.


Não é tarefa fácil, mas é necessária.


Outro fator que me chamou a atenção na matéria foi a colocação do presidente-executivo da Volkswagen, Herbert Diess.


"Nossos concorrentes não se chamam mais Mercedes-Benz, Toyota ou Stellantis, mas Tesla, Foxconn, Apple, LG Electronics, Uber", disse Diess

A visão de concorrência do executivo transcende as montadoras de automóveis "tradicionais" e, traz alguns outros players relacionados a tecnologia e serviço.


Veja matéria completa do UOL em https://economia.uol.com.br/noticias/reuters/2022/04/19/volkswagen-se-concentra-em-plano-para-reduzir-vulnerabilidade-da-cadeia-de-suprimentos.htm



 

E você. Está acompanhando como as empresas estão enxergando a situação da vulnerabilidade de suas cadeias de suprimentos?




Se você deseja aprimorar sua competências como LIDER e , desenvolver times de alta performance, gostaria de convidá-los a conhecer e se inscrever em nosso CURSO.





🚀 Quem sou eu?


Meu propósito é contribuir na formação de líderes !!


Compartilho o aprendizado e as experiências, vividas durante minha jornada executiva, onde tenho a oportunidade de liderar equipes e projetos, no Brasil e no Exterior.


Sou educador em diversas instituições de ensino e empresas, tanto nos modelos presenciais como à distância, sempre usando metodologias ativas onde compartilho aspectos teóricos e experiências práticas.


Como Mentor de carreira e Conselheiro de LogTechs, tenho o grande prazer em contribuir com o desenvolvimento de pessoas e, o desenvolvimento de seus negócios