Situação da China e os impactos logísticos no Brasil e no Mundo




Devido ao aumento de casos de Covid-19, temos acompanhado informações sobre o avanço das medidas de isolamento social, em cidades na China.


Informações publicadas no site da CNN Brasil destacam que:


"Quase 400 milhões de pessoas em 45 cidades da China estão sob bloqueio total ou parcial como parte da rígida política de zero Covid da China. Juntos, eles representam 40%, ou US$ 7,2 trilhões, do produto interno bruto anual da segunda maior economia do mundo, segundo dados da Nomura Holdings."


No mundo inteiro, as empresas estão preocupadas com as possibilidades de redução / interrupção de fornecimento de peças e produtos fabricados na China e o impacto desta situação em seus negócios em todo o globo.


Aqui no Brasil, já são observados aumentos nos custos dos fretes na rota da Ásia e, redução da disponibilidade de navios, aviões e containers, o que traz inúmeros desafios tanto para os importadores como para os exportadores.


Sob o ponto de vista logístico, a situação vivenciada na China gera um efeito dominó.


- Portos e aeroportos operando em ritmo reduzido, descarregam menos aviões e navios e, geram congestionamentos;

- Navios e aviões parados custam caro e, situações alternativas (buscar outros portos e aeroportos) geram custos extras como o de fretes mencionados aqui;

- Navio e aviões parados não descarregam seus containers, e este começa a ficar escasso;

- Como o ritmo de operação dos portos e aeroportos está reduzido, observa-se um menor giro entre as entradas e saídas de cargas e, isto vem ocasionando a falta de espaço para armazenagem (principalmente de cargas refrigeradas que necessitam de instalações diferenciadas). Com isso já são observadas perdas de produtos.


A matéria da CNN informa ainda que "O Porto de Xangai, que movimentou mais de 20% do tráfego de carga chinês em 2021, está essencialmente parado. Alimentos presos em contêineres sem acesso à refrigeração estão apodrecendo.


Veja matéria completa da CNN em https://www.cnnbrasil.com.br/business/analistas-alertam-para-impacto-de-lockdown-em-regiao-responsavel-por-40-do-pib-chines/



 

E você. Está acompanhando a situação da China e se preparando para os impactos logísticos que podem ocorrer no segmento onde atua?




Se você deseja aprimorar sua competências como LIDER e , desenvolver times de alta performance, gostaria de convidá-los a conhecer e se inscrever em nosso CURSO.





🚀 Quem sou eu?


Meu propósito é contribuir na formação de líderes !!


Compartilho o aprendizado e as experiências, vividas durante minha jornada executiva, onde tenho a oportunidade de liderar equipes e projetos, no Brasil e no Exterior.


Sou educador em diversas instituições de ensino e empresas, tanto nos modelos presenciais como à distância, sempre usando metodologias ativas onde compartilho aspectos teóricos e experiências práticas.


Como Mentor de carreira e Conselheiro de LogTechs, tenho o grande prazer em contribuir com o desenvolvimento de pessoas e, o desenvolvimento de seus negócios