O que aprendi como mentor do BNDES Garagem?

28.06.2019

 

 

Tive a oportunidade de participar como mentor (27/06) do programa BNDES Garagem uma iniciativa de apoio às startups brasileiras.

 

Com o foco em desenvolver e fomentar o empreendedorismo no Brasil, o BNDES criou o BNDES Garagem, que inclui a realização de ações para o desenvolvimento de startups.

 

Também faz parte do programa  a estruturação de um Centro de Inovação no Rio de Janeiro.

 

Com essa iniciativa, o BNDES vai além do apoio financeiro e usa seu conhecimento técnico e sua capacidade de articulação e conexão com clientes, investidas e investidores para auxiliar as startups.

 

O programa é  dividido em duas vertentes: um projeto focado em ideias e desenvolvimento de produto - BNDES Garagem Criação e uma outra que abordará negócios já em fase de tração - BNDES Garagem Aceleração.

 

O programa é composto por workshops presenciais, conteúdo, acompanhamento no dia a dia e acesso à rede de mentores e parceiros.

 

 

Conheci o programa quando do seu lançamento e ontem, tive a oportunidade de fazer parte do grupo de mentores do programa.

 

Após assistir uma apresentação sobre o status do programa, tivemos o sorteio de 10  startups participantes, que fizeram o pitch e, nos brindaram com suas apresentações.

 

Após estes momentos iniciais, tivemos duas rodadas de mentorias, onde cada mentor, em uma estação de trabalho, teve a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a startup (já havíamos recebido um documento contando o histórico da startup), conhecer suas "dores" e, durante 40 minutos, fazer considerações sobre o negócio e, dar algumas orientações de como minimizar/solucionar as dores apresentadas.

 

Foram momentos de muitas trocas.

Tive a oportunidade de conhecer pessoas fantásticas com ideias e projetos muito interessantes.

 

Ao término do evento ao regressar para casa fiz as seguintes reflexões:

  • O ecossistema empreendedor está ganhando cada vez mais robustez;

  • Inciativas como a do BNDES Garagem, são essenciais para o desenvolvimento das startups;

  • Ser mentor é um momento fantástico de aprendizagem, inclusive para o mentor;

 

Agradeço a equipe do BNDES Garagem pelo convite e, deixo aqui o site do programa para quem desejar conhecer maiores detalhes do mesmo.

 

 

#HrmLogistica #ApaixonadosPorLogistica #ApaixonadosPorEducacao  #Mentoria

 

 

 

Hélio Meirim - CEO da HRM Logística Consultoria & Treinamento, tendo atuado, por mais de 20 anos, no Brasil e no exterior, em cargos executivos de empresas nacionais e multinacionais nos segmentos de Operadores Logísticos, Transportadores, Varejo, E-Commerce, Indústria Farmacêutica, Alimentícia, Siderúrgica, Química e Agrobusiness. Mestre em Administração, é estudante, pesquisador, professor, escritor e palestrante em diversos eventos nacionais e internacionais. Coordena a Comissão de Logística do Conselho Regional de Administração – RJ e é co-fundador do Clube da Supply Chain.

Por dois anos recebeu a moção honrosa por serviços relevantes prestados à profissão de Administrador, concedida pela ALERJ – Assembleia Legislativa RJ.

 

________________________________________________________________________________________________

O propósito da HRM Logística é contribuir com a geração de conhecimento, através do compartilhamento de informações, da realização de projetos e do desenvolvimento de programas educacionais (cursos e eventos)

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Please reload

Últimos posts

November 13, 2019

November 1, 2019

Please reload

© 2018 by JS+