Componentes que influenciam no CUSTO do FRETE

04.07.2019

 

 

Logo no início da minha jornada na área de logística, atuei na área de transportes e, uma das minhas atribuições era selecionar e avaliar a performance dos prestadores de serviço de transporte (na sua grande maioria do modal rodoviário).

 

Lembro que tinha muita atenção, no momento da avaliação dos componentes da tarifa de frete, que normalmente possuem muitas especificidades (rodo), a saber:

 

1.Frete peso: considera o maior entre: Peso Bruto (mercadoria + embalagem) e Peso Cubado (relação entre volume + peso)

 

2. Ad Valorem: é calculado com base no valor da mercadoria e, tem como foco as questões ligadas ao seguro do item transportado.

 

3. GRIS : taxa existente com o objetivo de cobrir os custos que a transportadora tem ao adotar medidas de prevenção e combate ao roubo e furto das cargas.

 

4. Taxas Diversas

-Restrição ao Trânsito (TRT)

-Dificuldade na Entrega (TDE)

-Agendamento -Armazenamento

-Despacho (coleta e entrega)

-Devolução -Reentrega

-Unitização das cargas

-Pedágio

 

5. Frete mínimo - Usado sempre que o total (somatório das tarifas) não atinja o mínimo estabelecido.

 

Hoje, temos softwares que nos auxiliam neste processo. Mas, vale lembrar que, o frete, não deve ser o único critério de escolha da transportadora.  

 

 

Gostou do minutologistico

Tem algum assunto que gostaria que abordássemos?

 

Deixe seu comentário aqui no post e, acompanhe as novidades em nosso site www.hrmlogistica.com.br 

 


 

#HrmLogistica #ApaixonadosPorLogistica #ApaixonadosPorEducacao  #minutologistico #ciclodopedido

 

 

Hélio Meirim - CEO da HRM Logística Consultoria & Treinamento, tendo atuado, por mais de 20 anos, no Brasil e no exterior, em cargos executivos de empresas nacionais e multinacionais nos segmentos de Operadores Logísticos, Transportadores, Varejo, E-Commerce, Indústria Farmacêutica, Alimentícia, Siderúrgica, Química e Agrobusiness. Mestre em Administração, é estudante, pesquisador, professor, escritor e palestrante em diversos eventos nacionais e internacionais. Coordena a Comissão de Logística do Conselho Regional de Administração – RJ e é co-fundador do Clube da Supply Chain.

Por dois anos recebeu a moção honrosa por serviços relevantes prestados à profissão de Administrador, concedida pela ALERJ – Assembleia Legislativa RJ.

 

________________________________________________________________________________________________

O propósito da HRM Logística é contribuir com a geração de conhecimento, através do compartilhamento de informações, da realização de projetos e do desenvolvimento de programas educacionais (cursos e eventos)

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Please reload

Últimos posts

November 21, 2019

November 13, 2019

Please reload

© 2018 by JS+