Indústria 4.0 & Logística 4.0 andam juntas

29.08.2018

 

 

 A indústria mundial tem passado por transformações ao longo dos últimos séculos e a logística vem acompanhando esta evolução, pois precisa suportar, ao longo da cadeia (fornecedores-clientes) todas as inovações e mudanças que se fazem necessárias.

 

Apenas para contextualizar, as transformações na Indústria podem ser divididas em 4 estágios, a saber:

  • Indústria 1.0 - No Séc XIX, tivemos a Revolução Industrial. O surgimento da máquina a vapor possibilitou o crescimento capacidade produtiva e de transportes;

  • Indústria 2.0 – Início 1900 - Produção em massa, Multiplicação volume produzido, Especialização mão de obra, Eficiência operacional e foco em Qualidade e Produtividade;

  • Indústria 3.0 - Déc 60 - Revolução Digital - Tecnologia digital, Automação, PLC – Controlador Lógico Programável e Aumento capacidades operacionais com eficiência

  • Indústria 4.0 - 4ª. Revolução Industrial - Caracterizada pelos incríveis avanços da tecnologia da informação ao longo de toda a Cadeia de Suprimentos.

Dentro deste processo evolutivo da Indústria, as atividades e processos logísticos também precisaram ir se aprimorando. Logo, Industria 4.0 e Logística 4.0 andam juntas.

 

Em 2005, Thomas L Friedman, em seu livro “O Mundo é Plano”, destacava que “a conectividade entre máquinas, sistemas e produtos, possibilitaria as empresas criarem redes inteligentes ao longo de sua cadeia de suprimento”.

 

A “Indústria 4.0” representa uma descontinuidade do modelo de produção até então vigente, pois este novo modelo de produção se concentra no desenvolvimento de novos produtos e processos derivados dos avanços ocorridos na fronteira da ciência, como a convergência entre informação, nano, bio e neuro-cogno tecnologias.

 

Em termos logísticos, os fabricantes terão um desafio que vai além da fronteira da sua empresa.

Precisarão desenvolver verdadeiras “redes inteligentes”, que serão incorporadas às cadeias de suprimentos e consequentemente aos ambientes de manufatura;

 

Acreditamos que, o maior desafio a ser enfrentado para se ter uma logística correspondente aos ganhos de produtividade na fabricação, estarão cada vez mais em otimizar os processos internos e entender como melhorar os processos extra muros (da porta da fábrica para fora, até o consumidor).

 

Por isso, será necessário desenvolver soluções tecnologicamente adequadas para a cadeia de suprimentos onde a empresa atua. Isso pressupões a necessidade de avaliação de plataformas tecnológicas, protocolos de comunicação e parceiros que possam suportar todo este processo.

 

Por estas plataformas deverão ser movimentados os produtos e informações da Indústria 4.0, cuja produção utiliza máquinas controladas por computadores, robótica colaborativa (robotização de linhas de produção), impressões tridimensionais para a fabricação de produtos, bem como componentes para a produção inteligente.

 

No Brasil, temos grandes desafios para implementar muitos dos processos mencionados anteriormente. Entretanto, podemos também entender que estes desafios irão gerar grandes oportunidades para as empresas e profissionais que buscarem sair na frente, estudando e buscando implementar processos que estejam alinhados com estas novas tendências.

 

Nota: Texto extraído da entrevista concedida por Hélio Merim a Revista Mobile - Fornecedores - 286 - Julho18

 

 

Hélio Meirim - CEO da HRM Logística Consultoria & Treinamento, tendo atuado, por mais de 20 anos, no Brasil e no exterior, em cargos executivos de empresas nacionais e multinacionais nos segmentos de Operadores Logísticos, Transportadores, Varejo, E-Commerce, Indústria Farmacêutica, Alimentícia, Siderúrgica, Química e Agrobusiness. Mestre em Administração, é estudante, pesquisador, professor, escritor e palestrante em diversos eventos nacionais e internacionais. Coordena a Comissão de Logística do Conselho Regional de Administração – RJ e é fundador do Clube da Supply Chain.

Por dois anos recebeu a moção honrosa por serviços relevantes prestados à profissão de Administrador, concedida pela ALERJ – Assembleia Legislativa RJ.

 

 

Please reload

Últimos posts

November 21, 2019

November 13, 2019

Please reload

© 2018 by JS+