top of page

4 cidades brasileiras entre as 10 com pior mobilidade urbana

Recentemente, tivemos a oportunidade de falar sobre: "Como a logística contribui com a Sustentabilidade Urbana, onde fizemos uma reflexão sobre os impactos da concentração da população nos grandes centros urbanos e, o papel dos três agentes: Sociedade, Governo e Empresas. Vejam o post sobre este evento.


Hoje, estou lendo as notícias sobre o estudo feito pela instituição norte-americana Expert Market (Jun18) que analisou 74 cidades pelo mundo.


O estudo levou em consideração:

  • o tempo de viagem,

  • espera para pegar a condução,

  • baldeações,

  • distância total e

  • o custo mensal do transporte relacionado ao salário médio da população.


As 5 cidades melhores avaliadas, segundo este estudo foram:


1 Nice (França)

2 Cuenca (Equador)

3 Bilbao (Espanha)

4 Touluse (França)

5 Catania (Italia)


As cidades brasileiras, aparecem no ranking nas seguintes posições:


29 Campina Grande (PB)

56 Santos (SP)

61 Campinas (SP)

68 Brasilia (DF)

70 Salvador (BA)

72 São Paulo (SP)

74 Rio de Janeiro (RJ)


Infelizmente as cidades brasileiras, estão enquadradas na base inferior do Ranking. Um grande desafio, mas também, uma grande oportunidade de buscarmos soluções inteligentes e criativas para reverter este quadro.


#CaféComLogistica159 - #HRMLogistica - #MobilidadeUrbana


Hélio Meirim é CEO da HRM Logística Consultoria & Treinamento, tendo atuado, por mais de 20 anos, no Brasil e no exterior, em cargos executivos de empresas nacionais e multinacionais nos segmentos de Operadores Logísticos, Transportadores, Varejo, E-Commerce, Indústria Farmacêutica, Alimentícia, Siderúrgica, Química e Agrobusiness. Mestre em Administrador é fundador do Clube da Supply Chain, Coordena a comissão de logística do Conselho Regional de Administração – RJ, é professor, escritor e palestrante.




bottom of page