E agora. Vou para a reunião de Forecast !!

13.03.2020

 

 

 

E agora ? Meu gestor disse que, amanhã vou representar o time de logística na 1a. reunião, sobre forecast de vendas.

 

O forecast de vendas, é a previsão de vendas.

 

Normalmente, ele é baseado no histórico, considera a sazonalidade do produto e, é claro, leva em conta às tendências do mercado.

 

Nas reuniões de forecast, procura-se estimar as quantidades que serão vendidas nos períodos seguintes.

 

Esta informação é essencial para o planejamento da produção que irá analisar os estoques disponíveis e, dimensionar os recursos necessários para disponibilizar (produzir ou comprar) as quantidades solicitadas na previsão.

 

Já existem diversos softwares que, usam modelos matemáticos e auxiliam bastante neste processo.

 

É importante termos um processo de avaliação da acuracidade do forecast, onde é avaliado o forecast período anterior x venda realizada neste período. (comparação do previsto x realizado).

 

Devemos sempre buscar elevar a nossa acurácia, haja visto que uma acurácia de forecast baixa traz inúmeros problemas relacionados ao desbalanceamento dos estoques que comprometem o resultado da empresa.

 

Como sabemos, o exercício de planejar a demanda não é simples.

E, as reuniões de S&Op são essenciais neste processo.

 

Gostou do minutologistico

Tem algum assunto que gostaria que abordássemos?

 

Deixe seu comentário aqui no post e, acompanhe as novidades em nosso site www.hrmlogistica.com.br 

 

 

#HRMLogistica #ApaixonadosPorLogistica #ApaixonadosPorEducacao  #minutologistico #JustinTime #LogisticaCarioca

 

 

Hélio Meirim - CEO da HRM Logística Consultoria & Treinamento, tendo atuado, por mais de 20 anos, no Brasil e no exterior, em cargos executivos de empresas nacionais e multinacionais nos segmentos de Operadores Logísticos, Transportadores, Varejo, E-Commerce, Indústria Farmacêutica, Alimentícia, Siderúrgica, Química e Agrobusiness. Mestre em Administração, é estudante, pesquisador, professor, escritor e palestrante em diversos eventos nacionais e internacionais. Coordena a Comissão de Logística do Conselho Regional de Administração – RJ e é co-fundador do Clube da Supply Chain.

Por dois anos recebeu a moção honrosa por serviços relevantes prestados à profissão de Administrador, concedida pela ALERJ – Assembleia Legislativa RJ.

 

________________________________________________________________________________________________

O propósito da HRM Logística é contribuir com a geração de conhecimento, através do compartilhamento de informações, da realização de projetos e do desenvolvimento de programas educacionais (cursos e eventos)

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Please reload

Últimos posts

May 7, 2020

Please reload

© 2018 by JS+