Tem Logística no Carnaval?

21.02.2020

 

 

 

Tem Logística no Carnaval? 

 

Esta é uma das perguntas que mais tenho respondido nos últimos dias.

 

Então, achei legal fazer uma edição especial do minuto logistico com este tema.

 

Vou usar o exemplo da cidade do Rio, que tem previsão de receber quase 2 milhões de turista neste Carnaval.

 

Olhando pela dimensão logística, temos alguns pontos que precisam ser observados:

 

1. Mobilidade urbana

  • Deslocamento turistas e moradores (sinalização, transporte público, ruas interditadas, minimizar engarrafamentos);

  • Planejamento e organização da chegada e saída de pessoas da cidade (portos, aeroportos e rodoviária), nos grandes eventos (blocos, desfile sapucaí), bem como o deslocamento dos grandes carros alegóricos e carros de som dos blocos.

 

2. Suprimento (hotéis, bares e restaurantes)

 

  • Com o aumento da quantidade de pessoas na cidade, hotéis, bares e restaurantes precisam fazer um bom planejamento de estoques, bem como entender a necessidade de reforçar suas equipes e, até mesmo sua infraestrutura;

 

3. Escolas de Samba

  • Merece um capítulo a parte. Entendo, que existe toda uma op. logística diferenciada e desafiadora, que tem como missão trabalhar antecipadamente para suprir todos os recursos necessários, para realizar uma linda exibição de 70 minutos (produto certo no momento desejado)

 

Logística & Carnaval - Parte 2

 

Ontem, depois de 30 edições, tivemos a primeira edição especial do minutologistico

 

E ela foi mesmo especial, pois trouxe algumas reflexões sobre a Logística & Carnaval (o link do post original está nos comentários).

 

O post teve um alcance super legal e, além dos comentários, recebi diversas mensagens inbox destacando atuações de profissionais de logística nesta grande festa.

 

4. Logística & Money

Com o aumento de pessoas circulando na cidade, teremos um boom das transações financeiras (através dos diversos meios de pagamento).

 

E ai tem uma equipe de profissionais planejando o ressuprimento de $$ nos caixas eletrônicos, temos equipes atuando na disponibilidade dos serviços de meios de pagamento online (cuidando do FLUXO de informações).

 

5. Logística & Segurança

Os órgãos responsáveis, atuam na execução dos planos de segurança, deslocando recursos para os locais onde existem maior concentração de pessoas;

 

6. Logística & Cuidado da cidade

 

Infelizmente, em grande parte das grandes festas, temos um volume de resíduos deixados pelos foliões. Temos equipes que realizam um trabalho fantástico de limpeza de ruas,

 

E você, tem mais alguma atividade logística relacionada ao carnaval, que gostaria de acrescentar a nossa lista

 

Gostou do minutologistico

Tem algum assunto que gostaria que abordássemos?

 

Deixe seu comentário aqui no post e, acompanhe as novidades em nosso site www.hrmlogistica.com.br 

 

 

#HRMLogistica #ApaixonadosPorLogistica #ApaixonadosPorEducacao  #minutologistico #JustinTime #LogisticaCarioca

 

 

Hélio Meirim - CEO da HRM Logística Consultoria & Treinamento, tendo atuado, por mais de 20 anos, no Brasil e no exterior, em cargos executivos de empresas nacionais e multinacionais nos segmentos de Operadores Logísticos, Transportadores, Varejo, E-Commerce, Indústria Farmacêutica, Alimentícia, Siderúrgica, Química e Agrobusiness. Mestre em Administração, é estudante, pesquisador, professor, escritor e palestrante em diversos eventos nacionais e internacionais. Coordena a Comissão de Logística do Conselho Regional de Administração – RJ e é co-fundador do Clube da Supply Chain.

Por dois anos recebeu a moção honrosa por serviços relevantes prestados à profissão de Administrador, concedida pela ALERJ – Assembleia Legislativa RJ.

 

________________________________________________________________________________________________

O propósito da HRM Logística é contribuir com a geração de conhecimento, através do compartilhamento de informações, da realização de projetos e do desenvolvimento de programas educacionais (cursos e eventos)

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Please reload

Últimos posts
Please reload

© 2018 by JS+