top of page

O uso de AGVS nas operações logísticas

O uso de AGVS nas operações logísticas


Tenho participado de eventos sobre o uso de tecnologia em operações logísticas e, recentemente, me fizeram uma pegunta sobre o uso de AGVS.


AGVS é a sigla de Automated Guided Vehicle System ou, Sistema de Veículo Guiado Automaticamente.


São veículos, monitorados por uma central inteligente, guiados por sensores, que transitam no armazém, de forma autônoma (sem a necessidade de operadores a bordo) durante 24h (se necessário).


São utilizados nas atividades de movimentação interna de produtos no armazém (armazenagem, picking, transferência, ressuprimento).


Uma central inteligente monitora as movimentações de produtos que se fazem necessárias e, aciona o AGVS que estiver mais próximo, passando para ele a tarefa a ser executada.


As vantagens que os AGVS podem trazer são:


  • Agilidade na execução das tarefas (rotas inteligentes);

  • Possibilidade de uso de corredores menores para o trânsito do equipamento (aproveitamento m2 para armazenagem);

  • Possibilidade de redução de avarias na movimentação;

  • Possibilidade do uso em ambientes insalubres (baixas temperaturas por exemplo);

Mas, é importante ressaltar que, cada empresa, deve analisar o custo x benefício do uso de AGVS em suas operações.


Gostou do minutologistico ?

Tem algum assunto que gostaria que abordássemos?


Deixe seu comentário aqui no post e, acompanhe as novidades em nosso site www.hrmlogistica.com.br



#HRMLogistica #ApaixonadosPorLogistica #ApaixonadosPorEducacao #minutologistico #JustinTime #LogisticaCarioca



Hélio Meirim - CEO da HRM Logística Consultoria & Treinamento, tendo atuado, por mais de 20 anos, no Brasil e no exterior, em cargos executivos de empresas nacionais e multinacionais nos segmentos de Operadores Logísticos, Transportadores, Varejo, E-Commerce, Indústria Farmacêutica, Alimentícia, Siderúrgica, Química e Agrobusiness. Mestre em Administração, é estudante, pesquisador, professor, escritor e palestrante em diversos eventos nacionais e internacionais. Coordena a Comissão de Logística do Conselho Regional de Administração – RJ e é co-fundador do Clube da Supply Chain.

Por dois anos recebeu a moção honrosa por serviços relevantes prestados à profissão de Administrador, concedida pela ALERJ – Assembleia Legislativa RJ.


________________________________________________________________________________________________

O propósito da HRM Logística é contribuir com a geração de conhecimento, através do compartilhamento de informações, da realização de projetos e do desenvolvimento de programas educacionais (cursos e eventos)

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

bottom of page