top of page

10 Tendências Logística 2020


Nesta reta de final de ano, tenho recebido muitas mensagens buscando informações sobre as tendências logísticas 2020. Grande parte das mensagens buscam orientações sobre como se adaptar a estas tendências.


Sabemos que, os últimos anos, tem sido bastante desafiador para cada um de nós.

Mas, venho aprendendo que, existem duas formas de olhar para este cenário.

  • Uma é sentar no meio fio e ficar se lamentando e,

  • A outra, a que eu recomendo, é arregaçar as mangas e ver como os desafios podem ser transformados em oportunidades.


Recentemente, ao participar de uma mesa redonda sobre o mundo do trabalho, percebi que a palavra que mais usamos foi "ressignificar".


Penso que, em 2020 e nos próximos anos, cada um de nós e, também as organizações, precisarão buscar esta "ressignificação".


Precisaremos repensar e ajustar os modelos logísticos usados, repensar a forma como gerir seus negócios, repensar suas parcerias, repensar a forma de gerir seus custos, repensar as relações com fornecedores, repensar como usar a tecnologia, repensar a repensar, ou seja, precisaremos ressignificar a nossa forma de atuar.


Dentro deste princípio, de ressignificar, é importante estarmos atentos aos movimentos que estão ocorrendo, para então reunirmos as melhores condições para repensarmos os ajustes que poderemos fazer.


Neste sentido, gostaria de compartilhar com vocês, minha percepção sobre as 10 tendências que entendo que os profissionais de logística deverão estar atentos em 2020.


1. Logística e os avanços tecnológicos

A revolução digital, que estamos presenciando, tem possibilitado mudanças significativas nos modelos de negócios e, com isto, muitas mudanças nas cadeias de suprimentos se fazem necessárias.


Entender como a inteligência artificial (IA) e machine learning, estão sendo usadas, é essencial para o profissional de logística. Precisaremos pensar em uma “logística smart”.


Outro ponto de atenção neste sentido é quando ao uso da Internet das Coisas (IoT - Internet of Things). Com ela já é possível conectar objetos tornando-os inteligentes.


Supercomputadores e realidade aumentada já são itens cada vez mais comuns no mundo dos negócios.


As transações em dispositivos móveis crescem a cada instante e, com a chegada do 5G, esta tendências será ainda mais relevante no mundo dos negócios.


Por isso, minha dica é de que os profissionais estejam atentos a estes e outros avanços tecnológicos que estejam disponíveis.


2. Logística como aliada na experiência única ao Usuário

Cada vez mais entendemos que as pessoas não compram um produto, elas desejam experiências. E esta tendência continuará crescendo.


Sabemos que, uma transação comercial, começa muito antes do pagamento e, a relação com o consumidor, não termina após sua realização.


Neste sentido o profissional de logística precisa fazer parte desta experiência, gerenciando cada etapa do ciclo do pedido (entrada do pedido até a entrega do pedido), identificando os possíveis pontos de atrito na experiência do cliente.


Cada vez mais a visibilidade das informações sobre o status da operação será essencial para a melhoria da gestão das cadeias logísticas. O profissional de logística precisará estar atento as possibilidades tecnológicas que já estão disponíveis, bem como manter-se ligado nos avanços que permitirão obter esta visibilidade de forma mais simples, rápida e menos onerosa.



3. Logística colaborativa na Economia colaborativa

A economia colaborativa faz parte da nossa vida e nos negócios. Aplicativos de carona, compartilhamento de quartos e, financiamento coletivo fazem parte dessa tendência.


Este conceito baseia-se na premissa de compartilhar e não desperdiçar.

O uso dos recursos passam a ser mais mais inteligentes, gerando economia de dinheiro, tempo e espaço.


Necessidades de otimização de processos visando redução de custos e melhoria do nível de serviços, farão com que as empresas busquem sinergias com seus fornecedores, clientes e também seus concorrentes.


Logo, o profissional de logística precisará estar cada vez mais aberto as possibilidades de parceria, buscando sempre o olhar de como otimizar os processos e os fluxos existentes na cadeia de seu negócio.


O conceito de colaboração precisará ser melhor compreendido em sua essência e, muitos processos logísticos serão reinventados.


Por isso, minha recomendação é que os profissionais de logística pensem formas inovadoras de uso compartilhado de seus recursos (equipamentos, veículos, armazéns, escritórios, processamento de dados ....)


4. Logística de nicho

Percebo que temos uma expansão por serviços cada vez mais nichados (segmentados). Um bom exemplo é com relação a alimentação destinada a públicos vegetarianos, veganos, intolerantes à lactose e muitos outros.


Para atender a estes nichos, precisaremos repensar toda a cadeia logística, desde a escolha do fornecedor, passando pelo processo produtivo, embalagem e entrega ao cliente.


Hoje já temos nichos bem consolidados, como o citado acima.

Mas existem muitos outros nichos que o profissional de logística precisará estar atento para identificar, que ajustes que precisarão ser realizados ao longo da cadeia.



5. Startups logísticas

O surgimento de startups, vêm crescendo continuamente no Brasil.

Segundo a Abstartups, já são mais de 12 mil no país, distribuídas em um ecossistema diverso e repleto de oportunidades.


"As startups se caracterizam por seu crescimento rápido, escalabilidade e alto potencial lucrativo, além do uso de tecnologias disruptivas que revolucionam o mercado."


O segmento de logística e mobilidade urbana, representa apenas 1,72% do total de startups. Este número nos mostra a grande oportunidade que temos.



6. Omnichannel & Entregas em Lockers

Cada vez mais teremos a integração de lojas físicas e virtuais.

A tendência do varejo é buscar a convergência, de todos os canais utilizados pela empresa (Omnichanel) e, o consumidor perceberá cada vez menos a diferença entre o mundo online e off-line.


Esta integração possibilitará uma nova experiência para o cliente, mas também irá gerar algumas mudanças nos processos logísticos de processamento de pedido, previsão de demanda, gestão de estoques, transporte entre outros, precisarão ser reinventados.



7. Entregas através de modais não convencionais

Se intensificarão, as entregas por bicicletas, drones, carros elétricos e veículos não tripulados.


Esta mudança precisará de novos modelos de avaliação e contratação de fretes por parte dos profissionais de logística, que precisarão repensar os modelos de gestão de transporte atualmente usados.



8. Logística e Meio ambiente

Continuará crescendo a conscientização da população em relação as questões ambientais.


Cresce também os avanços da legislação e, a necessidade de as empresas recuperarem valor dos produtos que precisarão fazer o caminho reverso.


Neste sentido, os profissionais de logística precisarão aprimorar os processos de logística reversa.



9. Mobilidade Urbana

O melhor uso do tempo, é um atributo cada vez mais relevante para o cidadão.

Neste sentido, questões relacionadas a mobilidade urbana e smart cities (cidades inteligentes) vem ganhando mais importância.


Por isso, minha dica é que o profissional de logística esteja atento a estes aspectos.


10. Infraestrutura

No Brasil, teremos um ano onde, provavelmente, os investimentos em infraestrutura sofrerão impactos. Por isso é importante que o profissional de logística busque entender como estes impactos afetarão os negócios, preparando planos de contingência sempre que se se faça necessário.



Com certeza, existem muitas outras tendências que poderíamos citar aqui.

Mas, o importante é sabermos que as tendências provocam rupturas nos modelos existentes e, precisamos estar atentos para entender o alcance destas mudanças e como elas podem agregar valor aos nossos negócios, a nossa carreira e a nossa vida diária.


Entretanto, devemos estar atentos as armadilhas que surgem neste percurso.

Percebo que, muitas vezes, seguimos o modelo "manada". Acompanhamos, quase que cegamente a tendência, somente porque todos estão seguindo.


Por isso, gostaria de deixar aqui algumas dicas para evitar o "efeito manada":


1. Evite os modismos

Todos nós lembramos de produtos, serviços e tecnologias que, bombaram em algum momento e, depois sumiram.


Estes produtos, serviços e tecnologias foram importantes naquele momento mas, provavelmente desapareceram porque não agregavam valor para o cliente.


Por isso, cuidado com os modismos.

Procure sempre entender como aquele produto, serviço ou tecnologia agrega valor para o usuário do mesmo.


2. Evite suposições. Sempre busque a opinião do cliente

Entender a necessidade e a expectativa do cliente é a regra de ouro.

Se perguntarmos ao cliente o que ele deseja, teremos uma maior oportunidade de oferecer a ele uma experiência unica.


3. Tendências são previsões

Isto significa que podem se concretizar ou não.

Muitas vezes levam anos para amadurecerem.

Por isso, é importante acompanhar estudos, que nos ajudarão a entender a velocidade com que o mercado está disposto a absorver determinadas inovações.



Então, mãos a obra para uma nova jornada que se apresenta para cada um de nós em 2020.


Aproveito para agradecer todo o apoio em 2019 e, desejo um 2020 repleto de Paz, Saúde, Sonhos e muitas Realizações !!!!


#hrmlogistica #logistica2020




Hélio Meirim - CEO da HRM Logística Consultoria & Treinamento, tendo atuado, por mais de 20 anos, no Brasil e no exterior, em cargos executivos de empresas nacionais e multinacionais nos segmentos de Operadores Logísticos, Transportadores, Varejo, E-Commerce, Indústria Farmacêutica, Alimentícia, Siderúrgica, Química e Agrobusiness. Mestre em Administração, é estudante, pesquisador, professor, escritor e palestrante em diversos eventos nacionais e internacionais. Coordena a Comissão de Logística do Conselho Regional de Administração – RJ e é co-fundador do Clube da Supply Chain.

Por dois anos recebeu a moção honrosa por serviços relevantes prestados à profissão de Administrador, concedida pela ALERJ – Assembleia Legislativa RJ.


________________________________________________________________________________________________

O propósito da HRM Logística é contribuir com a geração de conhecimento, através do compartilhamento de informações, da realização de projetos, do desenvolvimento de programas educacionais (cursos e eventos) e da conexão entre as pessoas.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------



bottom of page