Giro e Cobertura de Estoque

Após um evento que participei, três empresários me convidaram para um café.


Me contaram um pouco sobre seus negócios, informaram seus valores (R$) estimados em estoque e, me perguntaram se os valores de estoque eram altos.


Entendi então, que o motivo de terem me convidado para o café era para saber quem estava certo, pois entre eles haviam opiniões diferentes.


Após saborear meu café, expliquei a eles, que analisar somente os valore$ do estoque, não nos permite uma boa análise.


O ideal é analisarmos também, a COBERTURA e o GIRO do estoque.


A COBERTURA indica o tempo que o estoque, em determinado período, consegue cobrir as demandas futuras, sem haver a necessidade de suprimento.


Cálculo: Estoque ATUAL ($) / Média Vendas ($) período


Cobertura BAIXA = risco de falta de mercadorias.


Cobertura ALTA = risco de estoques obsoletos



O GIRO demonstra a qtde de vezes que um itens foi renovado durante um período, ou seja, quantas vezes houve a venda e reposição).


Cálculo: Total Vendas ($) / Média Estoque ($) período


Giro BAIXO = risco de estoques obsoletos


Giro ALTO = atenção na agilidade na reposição


Orientei a eles que, ao retornar a empresa, calculassem estes indicadores e, me convidassem para um café. Estou no aguardo !!


Gostou do minutologistico ?

Tem algum assunto que gostaria que abordássemos?


Deixe seu comentário aqui no post e, acompanhe as novidades em nosso site www.hrmlogistica.com.br



#HRMLogistica #ApaixonadosPorLogistica #ApaixonadosPorEducacao #minutologistico #JustinTime #LogisticaCarioca



Hélio Meirim - CEO da HRM Logística Consultoria & Treinamento, tendo atuado, por mais de 20 anos, no Brasil e no exterior, em cargos executivos de empresas nacionais e multinacionais nos segmentos de Operadores Logísticos, Transportadores, Varejo, E-Commerce, Indústria Farmacêutica, Alimentícia, Siderúrgica, Química e Agrobusiness. Mestre em Administração, é estudante, pesquisador, professor, escritor e palestrante em diversos eventos nacionais e internacionais. Coordena a Comissão de Logística do Conselho Regional de Administração – RJ e é co-fundador do Clube da Supply Chain.

Por dois anos recebeu a moção honrosa por serviços relevantes prestados à profissão de Administrador, concedida pela ALERJ – Assembleia Legislativa RJ.


________________________________________________________________________________________________

O propósito da HRM Logística é contribuir com a geração de conhecimento, através do compartilhamento de informações, da realização de projetos e do desenvolvimento de programas educacionais (cursos e eventos)

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Últimos posts

© 2018 by JS+