Giro e Cobertura de Estoque

13.12.2019

 

 

  

Após um evento que participei, três empresários me convidaram para um café.

 

Me contaram um pouco sobre seus negócios, informaram seus valores (R$) estimados em estoque e, me perguntaram se os valores de estoque eram altos.

 

Entendi então, que o motivo de terem me convidado para o café era para saber quem estava certo, pois entre eles haviam opiniões diferentes.

 

Após saborear meu café, expliquei a eles, que analisar somente os valore$ do estoque, não nos permite uma boa análise.

 

O ideal é analisarmos também, a COBERTURA e o GIRO do estoque.

 

A COBERTURA indica o tempo que o estoque, em determinado período, consegue cobrir as demandas futuras, sem haver a necessidade de suprimento.

 

Cálculo: Estoque ATUAL ($) / Média Vendas ($) período

 

Cobertura BAIXA = risco de falta de mercadorias.

 

Cobertura  ALTA = risco de estoques obsoletos

 

 

O GIRO demonstra a qtde de vezes que um itens foi renovado durante um período, ou seja, quantas vezes houve a venda e reposição).

 

Cálculo: Total Vendas ($) / Média Estoque ($) período

 

Giro BAIXO = risco de estoques obsoletos

 

Giro  ALTO = atenção na agilidade na reposição

 

Orientei a eles que, ao retornar a empresa, calculassem estes indicadores e, me convidassem para um café. Estou no aguardo !!

 

Gostou do minutologistico

Tem algum assunto que gostaria que abordássemos?

 

Deixe seu comentário aqui no post e, acompanhe as novidades em nosso site www.hrmlogistica.com.br 

 

 

#HRMLogistica #ApaixonadosPorLogistica #ApaixonadosPorEducacao  #minutologistico #JustinTime #LogisticaCarioca

 

 

Hélio Meirim - CEO da HRM Logística Consultoria & Treinamento, tendo atuado, por mais de 20 anos, no Brasil e no exterior, em cargos executivos de empresas nacionais e multinacionais nos segmentos de Operadores Logísticos, Transportadores, Varejo, E-Commerce, Indústria Farmacêutica, Alimentícia, Siderúrgica, Química e Agrobusiness. Mestre em Administração, é estudante, pesquisador, professor, escritor e palestrante em diversos eventos nacionais e internacionais. Coordena a Comissão de Logística do Conselho Regional de Administração – RJ e é co-fundador do Clube da Supply Chain.

Por dois anos recebeu a moção honrosa por serviços relevantes prestados à profissão de Administrador, concedida pela ALERJ – Assembleia Legislativa RJ.

 

________________________________________________________________________________________________

O propósito da HRM Logística é contribuir com a geração de conhecimento, através do compartilhamento de informações, da realização de projetos e do desenvolvimento de programas educacionais (cursos e eventos)

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Please reload

Últimos posts
Please reload

© 2018 by JS+