Custos de Estoques

No Minuto Logístico desta semana vamos abordar as questões relacionadas aos custos de estoque, que representam uma parcela significativa do investimento no sistema logístico.
A literatura agrupa estes custos em, três categorias:
(1) Custos de manutenção – associados a todos os custos necessários para manter certa quantidade de mercadorias por um período de tempo;
(2) Custos de requisição ou compra - estão associados ao processo de aquisição das quantidades requeridas para reposição do estoque;
(3) Custos de falta de estoques – quando existe demanda por um item e o mesmo não está disponível no estoque. Na minha visão, estes são os mais desafiadores de mensurar.
Devemos ainda lembrar que, o armazenamento de material gera:
- custos de capital (juros, depreciação),
- custos com edificações (aluguel, impostos, luz e conservação),
- custos com pessoal (salários, encargos sociais) e
- custos com manutenção (equip. de movimentação, deterioração e obsolescência)
Para finalizar, destacamos que, o item em estoque, representa um custo de oportunidade para empresa, isto é, o valor deste item poderia estar sendo aplicado oportunamente em outra atividade.
Não perca a 2a. edição do #LogisticaCarioca com 3 super palestras
Inscreva-se em https://logisticacarioca2.eventbrite.com.br
Gostou do minutologistico ?
Tem algum assunto que gostaria que abordássemos?
Deixe seu comentário aqui no post e, acompanhe as novidades em nosso site www.hrmlogistica.com.br
#HRMLogistica #ApaixonadosPorLogistica #ApaixonadosPorEducacao #minutologistico #JustinTime #LogisticaCarioca

Hélio Meirim - CEO da HRM Logística Consultoria & Treinamento, tendo atuado, por mais de 20 anos, no Brasil e no exterior, em cargos executivos de empresas nacionais e multinacionais nos segmentos de Operadores Logísticos, Transportadores, Varejo, E-Commerce, Indústria Farmacêutica, Alimentícia, Siderúrgica, Química e Agrobusiness. Mestre em Administração, é estudante, pesquisador, professor, escritor e palestrante em diversos eventos nacionais e internacionais. Coordena a Comissão de Logística do Conselho Regional de Administração – RJ e é co-fundador do Clube da Supply Chain.
Por dois anos recebeu a moção honrosa por serviços relevantes prestados à profissão de Administrador, concedida pela ALERJ – Assembleia Legislativa RJ.
________________________________________________________________________________________________
O propósito da HRM Logística é contribuir com a geração de conhecimento, através do compartilhamento de informações, da realização de projetos e do desenvolvimento de programas educacionais (cursos e eventos)
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------