Puxada ou Empurrada? Qual a melhor opção para o meu negócio?

24.10.2019

 

 

 

Puxada ou empurrada? Qual a melhor opção para o meu negócio?

 

Esta foi uma das perguntas que recebemos no #minutologistico

 

Na produção EMPURRADA, com base em uma estimativa de demanda, a empresa inicia a produção e vai mantendo os produtos em ESTOQUE, até que o mesmos sejam adquiridos pelos clientes.

 

>> Exemplo: CIMENTO

 

Neste modelo, cada processo produz uma determinada quantidade INDEPENDENTE da necessidade do processo seguinte, ou seja, cada processo EMPURRA a quantidade produzida para a etapa seguinte.

 

A principal desvantagem são os ESTOQUES ao longo do processo. Mas, para commodities, este modelo pode ser bem aplicado.

 

Na PUXADA a produção é acionada somente quando existe um pedido do cliente. É o que chamamos make to order - feito por encomenda.

 

>> Exemplo: máquina de tinta em que você escolhe a cor

 

Neste modelo, usamos o conceito “just in time”, entregar ao cliente o que ele precisa, na quantidade e na hora desejada.

 

Como vantagem, temos a inexistência de ESTOQUES ao longo do processo.

Mas, para que este modelo funcione, é preciso ter processos ágeis, pois do contrário o tempo de atendimento ao cliente ficará comprometido.

 

Para escolher o modelo (puxado ou empurrado), é importante analisar a característica do produto, do cliente e, da estrutura produtiva. 

 

Então, mãos a obra !! 

 

Gostou do minutologistico

Tem algum assunto que gostaria que abordássemos?

 

Deixe seu comentário aqui no post e, acompanhe as novidades em nosso site www.hrmlogistica.com.br 

 

 

#HrmLogistica #ApaixonadosPorLogistica #ApaixonadosPorEducacao  #minutologistico #PuxadaEmpurrada

 

 

Hélio Meirim - CEO da HRM Logística Consultoria & Treinamento, tendo atuado, por mais de 20 anos, no Brasil e no exterior, em cargos executivos de empresas nacionais e multinacionais nos segmentos de Operadores Logísticos, Transportadores, Varejo, E-Commerce, Indústria Farmacêutica, Alimentícia, Siderúrgica, Química e Agrobusiness. Mestre em Administração, é estudante, pesquisador, professor, escritor e palestrante em diversos eventos nacionais e internacionais. Coordena a Comissão de Logística do Conselho Regional de Administração – RJ e é co-fundador do Clube da Supply Chain.

Por dois anos recebeu a moção honrosa por serviços relevantes prestados à profissão de Administrador, concedida pela ALERJ – Assembleia Legislativa RJ.

 

________________________________________________________________________________________________

O propósito da HRM Logística é contribuir com a geração de conhecimento, através do compartilhamento de informações, da realização de projetos e do desenvolvimento de programas educacionais (cursos e eventos)

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Please reload

Últimos posts

November 1, 2019

Please reload

© 2018 by JS+