Qual é a diferença de uma operação logística B2B e B2C?


Qual é a diferença de uma operação logística B2B e B2C?


Primeiramente, é importante entendermos o significado de B2B e B2C.


  • B2B (Business to Business), significa que existem transações comerciais entre empresas (Business).

  • B2C (Business to Consumer), significa que existem transações comerciais entre empresas (Business) e consumidores finais (Consumer).


Quando analisamos estas duas formas de comercialização, entendemos que as atividades são logísticas são as mesmas. Mas, precisamos ter processos e velocidades diferenciadas de acordo com as características do Cliente.


  • B2C, normalmente possui maior volume de transações (maior número de pedidos) e, as entregas são mais fracionadas e pulverizadas. Isto demanda processos logísticos diferenciados, nas questões relacionadas ao processamento de pedidos, estoque, packing, picking, faturamento, distribuição e monitoramento de entregas. No B2C a concorrência é mais acirrada e, a fidelização do consumidor é menor comparada à venda B2B.

  • No B2B, executamos as mesmas atividades logísticas do B2C, mas como normalmente temos negociações mais estáveis, concentração de clientes, pedidos menos fracionados e menos pulverizados, isto demanda processos logísticos mais cadenciados.


Então, mãos a obra !!


Gostou do minutologistico ?

Tem algum assunto que gostaria que abordássemos?


Deixe seu comentário aqui no post e, acompanhe as novidades em nosso site www.hrmlogistica.com.br



#HrmLogistica #ApaixonadosPorLogistica #ApaixonadosPorEducacao #minutologistico #B2B #B2C



Hélio Meirim - CEO da HRM Logística Consultoria & Treinamento, tendo atuado, por mais de 20 anos, no Brasil e no exterior, em cargos executivos de empresas nacionais e multinacionais nos segmentos de Operadores Logísticos, Transportadores, Varejo, E-Commerce, Indústria Farmacêutica, Alimentícia, Siderúrgica, Química e Agrobusiness. Mestre em Administração, é estudante, pesquisador, professor, escritor e palestrante em diversos eventos nacionais e internacionais. Coordena a Comissão de Logística do Conselho Regional de Administração – RJ e é co-fundador do Clube da Supply Chain.

Por dois anos recebeu a moção honrosa por serviços relevantes prestados à profissão de Administrador, concedida pela ALERJ – Assembleia Legislativa RJ.


________________________________________________________________________________________________

O propósito da HRM Logística é contribuir com a geração de conhecimento, através do compartilhamento de informações, da realização de projetos e do desenvolvimento de programas educacionais (cursos e eventos)

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Últimos posts

© 2018 by JS+