3 dicas preciosas para otimizar o manuseio de materiais

05.09.2019

 

 

 

manuseio de materiais, é muitas vezes confundido com a atividade de transporte.

 

Por isso, é bom reforçar que, a atividade de manuseio refere-se à movimentação dos produtos no local de armazenagem e, compreende, desde o processo de recebimento até a o momento de saída (expedição).

 

Importante lembrar que, MOVIMENTAÇÃO gera CU$TO.

 

Por isso, é importante realizar a menor quantidade de movimentações possíveis.

Sendo assim, o item deve entrar, ser guardado e sair do armazém, com a menor quantidade de movimentações possíveis.

 

Seguem algumas dicas que uso para minimizar o manuseio em minhas operações logísticas:

 

1- Procuro sempre encurtar as distâncias, ou seja, se o item é da curva "A" em termos de movimentação, procuro colocá-lo em áreas de armazenagem próximas ao recebimento e expedição do mesmo;

 

2- Procuro unitizar as quantidades movimentadas, ou seja, ao deslocar um item dentro do armazém, procuro fazer isto em quantidades maiores (por exemplo paletizado, caixas unitizadoras)

 

3- Procuro melhorar o fluxo, uso sistemas informatizados que possibilitem a escolha dos melhores percursos dentro do armazém.

 

Agora é colocar a mão na massa, usar estas dicas e, verificar se deu certo.

 

 

Então, mãos a obra !! 

 

Gostou do minutologistico

Tem algum assunto que gostaria que abordássemos?

 

Deixe seu comentário aqui no post e, acompanhe as novidades em nosso site www.hrmlogistica.com.br 

 

 

#HrmLogistica #ApaixonadosPorLogistica #ApaixonadosPorEducacao  #minutologistico #gestaoestoque

 

 

Hélio Meirim - CEO da HRM Logística Consultoria & Treinamento, tendo atuado, por mais de 20 anos, no Brasil e no exterior, em cargos executivos de empresas nacionais e multinacionais nos segmentos de Operadores Logísticos, Transportadores, Varejo, E-Commerce, Indústria Farmacêutica, Alimentícia, Siderúrgica, Química e Agrobusiness. Mestre em Administração, é estudante, pesquisador, professor, escritor e palestrante em diversos eventos nacionais e internacionais. Coordena a Comissão de Logística do Conselho Regional de Administração – RJ e é co-fundador do Clube da Supply Chain.

Por dois anos recebeu a moção honrosa por serviços relevantes prestados à profissão de Administrador, concedida pela ALERJ – Assembleia Legislativa RJ.

 

________________________________________________________________________________________________

O propósito da HRM Logística é contribuir com a geração de conhecimento, através do compartilhamento de informações, da realização de projetos e do desenvolvimento de programas educacionais (cursos e eventos)

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Please reload

Últimos posts

November 1, 2019

Please reload

© 2018 by JS+