Qual a importância da CUBAGEM para a logística?

Quando tratamos de CUBAGEM, estamos avaliando o VOLUME OCUPADO por um objeto.


É calculado através da multiplicação Comprimento x Altura x Largura.


Usamos este conceito no momento de dimensionamento do ARMAZÉM e também, nas atividades relacionadas ao TRANSPORTE.


Sendo que, no TRANSPORTE, a cubagem é utilizada para definir a relação entre o PESO de uma mercadoria embalada e o ESPAÇO ocupado por ela no veículo.


Para efeito de transporte e, composição do CÁLCULO DE FRETE, a cubagem é realizada da seguinte forma: Comprimento x Altura x Largura da embalagem x FATOR de cubagem.


O FATOR de cubagem é representado por um valor constante equivalente a 1m³ (um metro cúbico) dentro do veículo que realizará o transporte.


Cada modal de transporte possui um FATOR de cubagem próprio e, normalmente as empresas de transporte usam os seguintes parâmetros (podem sofrer alterações de acordo com a negociação realizada)


- 300 kg no rodoviário;

- 166,7 kg no aéreo;

- 1.000 kg no marítimo


Imaginemos uma embalagem de 50cm x 30cm x 25cm a ser transportada no modal rodoviário.


O peso cubado será de: 0,50 x 0,30 x 0,25 x 300 = 11,25Kg


No cálculo do frete, será considerado o maior peso (peso cubado ou peso bruto).


Gostou do minutologistico ?

Tem algum assunto que gostaria que abordássemos?


Deixe seu comentário aqui no post e, acompanhe as novidades em nosso site www.hrmlogistica.com.br



#HrmLogistica #ApaixonadosPorLogistica #ApaixonadosPorEducacao #minutologistico #cubagem



Hélio Meirim - CEO da HRM Logística Consultoria & Treinamento, tendo atuado, por mais de 20 anos, no Brasil e no exterior, em cargos executivos de empresas nacionais e multinacionais nos segmentos de Operadores Logísticos, Transportadores, Varejo, E-Commerce, Indústria Farmacêutica, Alimentícia, Siderúrgica, Química e Agrobusiness. Mestre em Administração, é estudante, pesquisador, professor, escritor e palestrante em diversos eventos nacionais e internacionais. Coordena a Comissão de Logística do Conselho Regional de Administração – RJ e é co-fundador do Clube da Supply Chain.

Por dois anos recebeu a moção honrosa por serviços relevantes prestados à profissão de Administrador, concedida pela ALERJ – Assembleia Legislativa RJ.


________________________________________________________________________________________________

O propósito da HRM Logística é contribuir com a geração de conhecimento, através do compartilhamento de informações, da realização de projetos e do desenvolvimento de programas educacionais (cursos e eventos)

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Últimos posts

© 2018 by JS+