O que aprendi como mentor do Uber HACK Mobilidade?

No último final de semana (29 e 30/06), tive a oportunidade de participar do grupo de mentores do programa Uber HACK - O Hackathon da Mobilidade - Edição do RJ/2019.


O Uber HACK é a segunda edição de um desafio nacional que vai buscar soluções de mobilidade para tentar resolver o quebra-cabeça que é o trânsito das nossas cidades.


Durante o final de semana, por 36 horas, os 61 participantes pré-selecionados, foram divididos em 11 times, que auxiliados pelo grupo de mentores, estiveram reunidos buscando repensar projetos urbanos de mobilidade.


A cada vez que tinha a oportunidade de me reunir com os times, ouvia com atenção suas ideias, que ao longo do tempo iam sendo lapidadas, construídas e reconstruídas, até chegarem ao pitch final.


Foram momentos de muitas trocas e, tive a oportunidade de conhecer pessoas fantásticas com ideias e projetos muito interessantes.


Ao término do evento ao regressar para casa fiz as seguintes reflexões:

  • O ecossistema empreendedor está ganhando cada vez mais robustez;

  • Inciativas como a do UBER HACK Mobilidade são essenciais para o desenvolvimento das startups que desejem buscar soluções inovadoras na área de logística;

  • Ser mentor é um momento fantástico de aprendizagem, inclusive para o mentor;


3 projetos foram premiados, mas tenho certeza que todos, assim como eu, saíram com um grande aprendizado.


Os projetos premiados foram:


1° Lugar: Time 8, 4Kids (plataforma digital para criação de uma rede de confiança entre pais para transporte das crianças para o mesmo destino).

2° Lugar: Time 10, SobeAi (Um aplicativo focado em conectar soluções de mobilidade com mototáxis.).

3° Lugar: Time 3, iNeeds (Proposta de aplicativo para solucionar problemas de mobilidade e acessibilidade urbana para portadores de deficiência e pessoas com necessidades especiais.)


O que observei durante minha jornada como mentor no Uber HACK - O Hackathon da Mobilidade:

  • Os desafios relacionados a mobilidade urbana são bem complexos, possuem diversas variáveis e por isso, demandam uma combinação entre conhecimento logístico e conhecimento de tecnologia. Estas duas dimensões precisam andar em conjunto;

  • A tecnologia, é uma grande aliada das soluções voltadas para a mobilidade urbana;

  • Existem possibilidades inovadoras fantásticas, que se implementadas nos possibilitam melhorar a mobilidade, mesmo que em alguns segmentos (nichos) específicos;

  • A colaboração entre as esferas governamentais, empresas e cidadão é essencial para tratarmos as questões de mobilidade;

  • Mobilidade vai além das questões relacionadas ao trânsito (engarrafamento):

  • Mobilidade está diretamente ligada a qualidade de vida do cidadão, pois interfere no tempo disponível para a família, para os estudos, para o trabalho e para o lazer.

  • Mobilidade está ligada a questões de saúde (stress, acidentes trânsito)

  • Mobilidade está ligada as questões ambientais (poluição)


Fiquei muito feliz em ver que temos empresas como a Uber, incentivando e buscando soluções para melhorar a mobilidade, uma questão tão relevante para nosso País, nossa cidade, nossas empresas e, principalmente para nossa qualidade de vida.


Agradeço a equipe da Uber pelo convite e, contem sempre comigo !!!





Se desejarem conhecer o programa acesse o site da Uber




#HrmLogistica #ApaixonadosPorLogistica #ApaixonadosPorEducacao #Mentoria




Hélio Meirim - CEO da HRM Logística Consultoria & Treinamento, tendo atuado, por mais de 20 anos, no Brasil e no exterior, em cargos executivos de empresas nacionais e multinacionais nos segmentos de Operadores Logísticos, Transportadores, Varejo, E-Commerce, Indústria Farmacêutica, Alimentícia, Siderúrgica, Química e Agrobusiness. Mestre em Administração, é estudante, pesquisador, professor, escritor e palestrante em diversos eventos nacionais e internacionais. Coordena a Comissão de Logística do Conselho Regional de Administração – RJ e é co-fundador do Clube da Supply Chain.

Por dois anos recebeu a moção honrosa por serviços relevantes prestados à profissão de Administrador, concedida pela ALERJ – Assembleia Legislativa RJ.


________________________________________________________________________________________________

O propósito da HRM Logística é contribuir com a geração de conhecimento, através do compartilhamento de informações, da realização de projetos e do desenvolvimento de programas educacionais (cursos e eventos)

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Últimos posts

© 2018 by JS+