Colaboração entre fornecedores e compradores potencializa os resultados

14.05.2019

 

 

Estamos vivendo uma grande mudança nas relações entre fornecedores e compradores.

 

Os compradores estão mais exigentes em relação à qualidade dos produtos e serviços adquiridos, buscam um atendimento personalizado e diferenciado e, desejam produtos e serviços inovadores e tecnologicamente atualizados. Some-se a isso as questões relacionadas a busca por condições comerciais mais favoráveis.

 

Por parte dos fornecedores, vemos a concorrência cada vez mais acirrada, transcendendo grande parte das vezes aos limites regionais, avanços tecnológicos que proporcionam novos processos de produção, e a busca pela qualidade e aumento da produtividade como imperativos para sobrevivência neste mercado mais competitivo.

 

Neste cenário, cresce a importância da Logística, que tem como missão dispor a mercadoria ou o serviço, no lugar certo, no tempo certo e nas condições desejadas. Ou seja, produtos e serviços só têm valor para o cliente se estiverem disponíveis quando (tempo) e onde ele deseja consumir (lugar).

 

Para atender aos objetivos propostos pela Logística, são cada vez mais importantes a colaboração e a integração dos processos logísticos de todos os elementos da cadeia de suprimentos (fornecedores, clientes, varejistas, transportadores), pois do contrário, os custos se elevarão e o nível de serviço ofertado ao cliente não será o desejado por ele.

 

Neste sentido, temos observado que, as organizações que atuam de forma colaborativa, onde todos os elos da cadeia (fornecedores, compradores) buscam o objetivo de satisfazer as necessidades do cliente, conseguem obter melhores resultados do que as organizações que atuam de forma isolada.

 

Quando um produto ou serviço de uma organização é adquirido, em verdade ele é adquirido de uma “cadeia de suprimentos”, em que vários fornecedores atuaram de forma conjunta para nos proporcionar este produto ou serviço. Logo, é necessário que todos os elos desta “cadeia de suprimentos” trabalhem de forma integrada, no sentido de otimizar suas operações e proporcionar ganhos de custo e qualidade que a tornarão mais competitiva.

 

A palavra-chave é colaboração e, neste sentido, temos alguns desafios a superar pois, muitas empresas enxergam seus fornecedores como adversários (inimigos) e, este é o primeiro paradigma a ser quebrado se desejamos pensar em ações conjuntas (colaborativas).

 

Temos trabalhado em alguns projetos de Logística Colaborativa que, tem como objetivo, reunir fornecedores e compradores para potencializar as relações de negócios.

 

Os projetos com maior taxa de sucesso são aqueles onde compradores e fornecedores que buscam atuar nos seguintes pontos:

  • Compartilhar Informações:  Fornecedores e o compradores precisam compartilhar informações sobre: promoções, lançamentos e descontinuação de produtos, pois estas ações impactam diretamente a estratégia e o resultado de ambos;

  • Cliente é o foco: Ambos, fornecedores e compradores devem sempre levar em conta o interesse do consumidor final (aquele que irá usar o produto) quando estiverem tratando de seus negócios;

  • Ajuda mútua: Fornecedores e compradores devem se ajudar no sentido de sugerir mudanças que visem ao aumento da produtividade e à redução dos custos. Estas ações devem ser transparentes e seus resultados compartilhados;

  • Desenvolvimento Conjunto: Fornecedores e Compradores devem procurar desenvolver produtos e serviços em conjunto. Assim poderão ganhar em velocidade, custos e acima de tudo em criatividade;

  • Responsabilidade pela Qualidade: Ambos (Comprador e Fornecedor) são totalmente responsáveis pela gestão da qualidade, a partir do entendimento e cooperação entre seus sistemas de controle de qualidade;

  • Critérios de Avaliação: Fornecedor e comprador devem decidir com antecedência sobre os critérios e indicadores de avaliação;

  • Capacitação Pessoas: As pessoas são essenciais para o êxito deste processo. Por isso é importante que fornecedores e compradores desenvolvam seus programas de capacitação. O ideal é desenvolver capacitações conjuntas;

  • Uso intensivo de Tecnologia: Agilidade na troca de Informações, compartilhamento de informações e agilidade no processo decisório são essenciais.

  • Confidencialidade, Ética e Transparência

Sabemos que, em muitos dos pontos acima, são necessárias mudanças na forma pela qual são construídos e desenvolvidos os relacionamentos entre fornecedores e compradores.

 

Mas, sabemos que estas mudanças são necessárias e poderão ser decisivas para a sobrevivência do negócio.

 

Este artigo, foi publicado na revista do INTELIGÊNCIA EM COMPRAS (Maio/Junho 2019) do CBEC - Conselho Brasileiro dos Executivos de Compras (p14).

 

A revista completa pode ser lida em https://cbec.org.br/wp-content/uploads/2019/05/MAIO-JUNHO.pdf

 

 

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Hélio Meirim - CEO da HRM Logística Consultoria & Treinamento, tendo atuado, por mais de 20 anos, no Brasil e no exterior, em cargos executivos de empresas nacionais e multinacionais nos segmentos de Operadores Logísticos, Transportadores, Varejo, E-Commerce, Indústria Farmacêutica, Alimentícia, Siderúrgica, Química e Agrobusiness. Mestre em Administração, é estudante, pesquisador, professor, escritor e palestrante em diversos eventos nacionais e internacionais. Coordena a Comissão de Logística do Conselho Regional de Administração – RJ e é co-fundador do Clube da Supply Chain.

Por dois anos recebeu a moção honrosa por serviços relevantes prestados à profissão de Administrador, concedida pela ALERJ – Assembleia Legislativa RJ.

 

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O propósito da HRM Logística é contribuir com a geração de conhecimento, através do compartilhamento de informações, da realização de projetos e do desenvolvimento de programas educacionais (cursos e eventos)

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