Vai um Cross Docking ai?

10.05.2019

 

 

A área de logística é recheada de termos em inglês e, as vezes, eles nos causam uma certa confusão.

 

Recebi, na HRM Logistica, uma mensagem pedindo para explicar o que é Cross Docking e, este é o tema deste #minutologistico.

 

Ao pé da letra, o termo “cross docking” significa “cruzando as docas”, ou seja, a mercadoria é descarregada na "doca" de recebimento e, após alguns instantes (e isso vai depender da agilidade da operação) ela se encaminha (cruza) para a "doca" de expedição.

 

Esta operação é característica de processos em que não existe necessidade de armazenamento das mercadorias, ou seja, elas precisam chegar (ser recebidas) e sair (ser expedidas) rapidamente.

 

Quais as vantagens desta operação?

  • Aumento do giro e da redução dos níveis de estoque;

  • Redução com custos de armazenagem (a necessidade de espaço é menor);

  • Agilidade na entrega para o próximo elo da cadeia logística (que pode ser o cliente final);

  • Redução da possibilidade de produtos vencerem no estoque;

  • Redução de frutos e extravios (redução tempo mercadorias paradas no armazém)

Mas, nem todas as operações estão alinhadas aos conceitos do Cross Docking.

As que estão aderentes a produção puxada, se encaixam melhor neste modelo.

 

Então, mãos a obra !!!

 

#hrmlogistica #ApaixonadosPorLogistica #ApaixonadosPorEducacao #minutologistico #crossdocking

 

 

 

Hélio Meirim - CEO da HRM Logística Consultoria & Treinamento, tendo atuado, por mais de 20 anos, no Brasil e no exterior, em cargos executivos de empresas nacionais e multinacionais nos segmentos de Operadores Logísticos, Transportadores, Varejo, E-Commerce, Indústria Farmacêutica, Alimentícia, Siderúrgica, Química e Agrobusiness. Mestre em Administração, é estudante, pesquisador, professor, escritor e palestrante em diversos eventos nacionais e internacionais. Coordena a Comissão de Logística do Conselho Regional de Administração – RJ e é co-fundador do Clube da Supply Chain.

Por dois anos recebeu a moção honrosa por serviços relevantes prestados à profissão de Administrador, concedida pela ALERJ – Assembleia Legislativa RJ.

 

________________________________________________________________________________________________

O propósito da HRM Logística é contribuir com a geração de conhecimento, através do compartilhamento de informações, da realização de projetos e do desenvolvimento de programas educacionais (cursos e eventos)

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Please reload

Últimos posts

November 21, 2019

November 13, 2019

Please reload

© 2018 by JS+