O mundo além do CIF e FOB

25.04.2019

 

CIF e FOB são dois dos INCOTERMS, termo em inglês que é a abreviatura de International Commercial Terms, que em português significa "Termos Internacionais de Comércio".

 

São normas padronizadas que regulam alguns aspectos do comércio internacional.

 

Normalmente os Incoterms são representados por siglas de três letras e, foram criados para dar resposta aos vários conflitos entre exportadores e importadores, que ocorriam por erros de interpretação nos contratos internacionais.

 

No mercado interno brasileiro, os termos CIF e FOB são usais e, destacam, a responsabilidade pela contratação e pagamento do frete e do seguro da mercadoria.

 

  • A sigla CIF significa Cost, Insurance and Freight - "Custo, Seguros e Frete". Neste tipo de frete, o FORNECEDOR é responsável por todos os custos e riscos com a entrega da mercadoria.

  • A sigla FOB significa Free On Board - “Livre a bordo”. Neste tipo de frete, o COMPRADOR assume todos os riscos e custos com o transporte da mercadoria.

 

Vale destacar que, além das modalidades CIF e FOB temos outros INCOTERMS a saber: EXW, FCA, FAS, CFR, CPT, DAT, DAP e DDP.

 

Ou seja, existem muitas outras condições comerciais além do CIF e do FOB. 
 

Gostaria de um tema para o próximo MINUTO LOGÍSTICO?

Registra ele ai nos comentários.

 

#hrmlogistica #consultoria #treinamento #minutologistico

 


 

 

Hélio Meirim - CEO da HRM Logística Consultoria & Treinamento, tendo atuado, por mais de 20 anos, no Brasil e no exterior, em cargos executivos de empresas nacionais e multinacionais nos segmentos de Operadores Logísticos, Transportadores, Varejo, E-Commerce, Indústria Farmacêutica, Alimentícia, Siderúrgica, Química e Agrobusiness. Mestre em Administração, é estudante, pesquisador, professor, escritor e palestrante em diversos eventos nacionais e internacionais. Coordena a Comissão de Logística do Conselho Regional de Administração – RJ e é co-fundador do Clube da Supply Chain.

Por dois anos recebeu a moção honrosa por serviços relevantes prestados à profissão de Administrador, concedida pela ALERJ – Assembleia Legislativa RJ.

 

________________________________________________________________________________________________

O propósito da HRM Logística é contribuir com a geração de conhecimento, através do compartilhamento de informações, da realização de projetos e do desenvolvimento de programas educacionais (cursos e eventos)

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Please reload

Últimos posts

November 13, 2019

November 1, 2019

Please reload

© 2018 by JS+