O que muda com a expansão das operações da Amazon no Brasil?

A Amazon divulgou hoje que, passa a oferecer, mais de 20 milhões de produtos em 15 categorias.


Para isso, vinha se preparando para suportar esta expansão.


Inaugurou um novo centro de distribuição de 47 mil m² em Cajamar - SP) e, para manter a conhecida eficiência nas entregas, trouxe as mesmas tecnologias usadas pelo e-commerce em seus outros armazéns no mundo.


Penso que, a Amazon enfrentará alguns desafios relacionados as características das operações logísticas brasileiras como:


  • restrições de trânsito em alguns centros urbanos,

  • ausência de locais para carga e descarga,

  • congestionamentos em horários de pico, além é claro das

  • questões de segurança da carga.


Estes pontos, podem interferir tanto no nível de serviço (prazo de entrega) como no custo da operação.


Mas, acredito que, esta expansão, trará benefícios para o mercado:

  • Para os consumidores, que passarão a ter, um player forte, comercializando produtos a preços que podem ser mais competitivos;

  • Para os concorrentes, que poderão fazer benchmarking de algumas atividades;

  • Para os profissionais de logística, que além de ampliação do mercado de trabalho, poderão ter a oportunidade de vivenciar uma operação logística de classe mundial.

#HRMLogística #HRMLogísticaEducação #HRMLogísticaConsultoria




Hélio Meirim - CEO da HRM Logística Consultoria & Treinamento, tendo atuado, por mais de 20 anos, no Brasil e no exterior, em cargos executivos de empresas nacionais e multinacionais nos segmentos de Operadores Logísticos, Transportadores, Varejo, E-Commerce, Indústria Farmacêutica, Alimentícia, Siderúrgica, Química e Agrobusiness. Mestre em Administração, é estudante, pesquisador, professor, escritor e palestrante em diversos eventos nacionais e internacionais. Coordena a Comissão de Logística do Conselho Regional de Administração – RJ e é fundador do Clube da Supply Chain.

Por dois anos recebeu a moção honrosa por serviços relevantes prestados à profissão de Administrador, concedida pela ALERJ – Assembleia Legislativa RJ.


________________________________________________________________________________________________

O propósito da HRM Logística é contribuir com a geração de conhecimento logístico, através do compartilhamento de informações, da realização de projetos de soluções logísticas para empresas e do desenvolvimento de programas de aperfeiçoamento profissional (cursos e eventos).

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Últimos posts

© 2018 by JS+