Intralogística foi o tema da entrevista de Meirim para Revista Logweb

27.09.2018

 

A revista Logweb publicou recentemente, uma edição dedicada a Intralogística.

 

Tive a oportunidade de ser, um dos executivos convidados para contribuir com esta edição e, o foco da minha reflexão foi quanto a: "paralisação dos caminhoneiros e os impactos na Intralogística".

 

Sabemos que a paralisação dos caminhoneiros gerou impactos ao longo de toda a cadeia logística. Um dos impactos mais sentidos, foi o desabastecimento de produtos em diversos pontos do Brasil. Mas, tivemos também muitos impactos nos processos internos ao longo de toda a cadeia logística (Fornecedores, Indústria, Distribuidores, Varejistas).

 

Estes impactos, nos processos logísticos internos, mesmo sem ter sido pauta dos grandes veículos de comunicação, nos possibilitaram refletir sobre a importância da intralogística.

 

Nesta entrevista, tive a oportunidade de compartilhar algumas ações que tem norteado os projetos de Intralogística que a HRM Logística tem desenvolvido, a saber:

  • Mapeamento e análise dos processos logísticos internos, identificando recursos ociosos e eventuais gargalos relacionados ao ciclo do pedido (desde a entrada do pedido até a entrega do mesmo ao cliente);

  • Redesenho de processos que visem um fluxo mais enxuto (fluxo de produtos, informações e pessoas), sempre levando em consideração que devemos manter somente as atividades que agregam valor ao negócio;

  • Transparência, visão integrada e capacitação das equipes que estarão realizando as atividades intralogística. É preciso saber o motivo pelo qual você está realizando determinada atividade, qual o impacto na atividade subsequente e qual a importância dela para o Cliente e para o negócio;

  • Avaliação das possibilidades de otimização dos recursos (equipe e equipamentos), pois isso assegurará o aumento da flexibilidade e produtividade dos mesmos e, consequentemente, a possibilidade de redução de custos;

  • Avaliação das possibilidades de automação dos processos logísticos internos. Sempre tendo como foco maior flexibilidade e agilidade, pois isto pode se traduzir em menor prazo de entrega, menor quantidade de erros na expedição e menores custos operacionais.

     

    A entrevista completa está nas páginas 8 e 9 e pode ser acessada aqui

 

 

Hélio Meirim - CEO da HRM Logística Consultoria & Treinamento, tendo atuado, por mais de 20 anos, no Brasil e no exterior, em cargos executivos de empresas nacionais e multinacionais nos segmentos de Operadores Logísticos, Transportadores, Varejo, E-Commerce, Indústria Farmacêutica, Alimentícia, Siderúrgica, Química e Agrobusiness. Mestre em Administração, é estudante, pesquisador, professor, escritor e palestrante em diversos eventos nacionais e internacionais. Coordena a Comissão de Logística do Conselho Regional de Administração – RJ e é fundador do Clube da Supply Chain.

Por dois anos recebeu a moção honrosa por serviços relevantes prestados à profissão de Administrador, concedida pela ALERJ – Assembleia Legislativa RJ.

 

 

Please reload

Últimos posts

November 21, 2019

November 13, 2019

Please reload

© 2018 by JS+