Automóveis elétricos compartilhados. Coisa de cidade grande?

15.05.2018

 

A alguns anos, tive a oportunidade de conhecer Cascais. Uma linda vila portuguesa próxima a Lisboa, possui uma área de 97,4 Km2, recheada de belas praias e, tem cerca de 210 mil habitantes.

 

Poderia fazer post sobre o turismo em Cascais, mas hoje registro aqui minha felicidade (e admiração)  em ver que, esta linda vila, já dispõe de um serviço de automóveis elétricos compartilhados.

 

 

 

Segundo matéria da revista Smart Citiies, Cascais associou-se à start-up Mobiag e, já disponibiliza veículos 100% elétricos.  

 

O serviço, integrado permite que, de forma simples, através de uma aplicação para dispositivos móveis, os usuários (moradores ou visitantes) possam alugar, um dos automóveis disponibilizados.

 

Atualmente, segundo a matéria publicada, o serviço tem um custo de 29 cêntimos por minuto, caso o cliente pretenda utilizar as viaturas Renault Zoe, e 33 cêntimos para os utilizadores que escolham os modelos BMW I3. Os clientes terão ainda um desconto de 15%, se o aluguer for efetuado no âmbito da parceria com a MobiCascais.

 

Os interessados em utilizar o serviço só necessitam de baixar a aplicação, disponível para Android e iOS e fazer o registo. Depois, basta que se dirijam às viaturas disponíveis e, através de um PIN, desbloquear a viatura. Para terminar, é apenas necessário estacionar o carro na zona de cobertura da rede de carsharing do serviço Hertz 24/7 City e concluir a viagem através do dispositivo móvel.

 

Acabo este pequeno post, fazendo uma pequena reflexão:

No Brasil, anda precisamos avançar no uso de carros elétricos.

Quando teremos a oportunidade de superar esta fase inicial. para então, começarmos a pensar em  projetos de compartilhamento de carros elétricos como os da linda vila de Cascais?

 

 

Hélio Meirim é CEO da HRM Logística Consultoria & Treinamento, tendo atuado, por mais de 20 anos, no Brasil e no exterior, em cargos executivos de empresas nacionais e multinacionais nos segmentos de Operadores Logísticos, Transportadores, Varejo, E-Commerce, Indústria Farmacêutica, Alimentícia, Siderúrgica, Química e Agrobusiness. Mestre em Administrador é fundador do Clube da Supply Chain, Coordena a comissão de logística do Conselho Regional de Administração – RJ, é professor, escritor e palestrante.

 

 

 

 

 

Please reload

Últimos posts

November 1, 2019

Please reload

© 2018 by JS+