Compras: Uma área estratégica

10.04.2018

Durante uma reunião com um grupo de pequenos empresários, o foco da conversa era sobre a importância da atividade de compras para o negócio.

 

Alguns deles destacaram que é esta atividade que traz o dinheiro, pois se não souber comprar bem já era. Em seguira, tivemos menção de outros aspectos importantes e relevantes o que deixou nossa conversa muito rica.

 

Em determinado momento, fiz uma proposta de reflexão ao grupo, que consistia em mencionar qual era a principal objetivo de compras para seu negócio.

 

A resposta foi quase unanime:  "assegurar os preços mais baixos", pois muitos deles ainda pensam na área de compras como uma área operacional, que atua no momento do fechamento do pedido.

 

Disse ao grupo que poderiam ter melhores resultados em seus negócios se ampliassem esta dimensão, pois entendo que a missão da área de compras é assegurar a disponibilidade do item solicitado, procurando:

  • definir as quantidades necessárias , para suprir a demanda (atual e futura) observando os impactos de custos e nível de serviço;

  • encontrar, no mercado,  a qualidade destacada na especificação do item solicitado;

  • desenvolver as condições comerciais (preço e forma de pagamento) mais adequadas ao seu negócio.,

  • entender e definir o momento certo em que o item solicitado deve chegar (preferencialmente mais próximo do dia do uso).

Alguns dos presentes ficaram entusiasmados com o rumo da conversa e, um me perguntou, quando começa e quando termina a responsabilidade da área de compras.

 

Respondi a ele que venho aprendendo que, existem três momentos relevantes no processo de compras, a saber:

 

Planejamento

  • Determinar o que, quanto e quando comprar

  • Avaliar Fornecedores (Capacidade Técnica)  

  • Negociar Fornecedores – cotações/concorrência

Execução

  • Fechar Pedidos mediante autorização

 

Acompanhamento

  • Diligenciamento – Acompanhar desde o envio do pedido para o fornecedor até o momento da entrega ao solicitante

  • Avaliar a Compra / Fornecedor  (Qualidade, Quantidade, Custo, Prazo de entrega)

 

Vale destacar que entender a missão da área de compras é o primeiro passo. Mas, para que este processo ocorra, faz-se necessário a definição de novos processos internos, capacitação da equipe e suporte tecnológico entre outros.

 

 

 

Hélio Meirim é CEO da HRM Logística consultora & treinamento, tendo atuado, por mais de 20 anos, no Brasil e no exterior, em cargos executivos de empresas nacionais e multinacionais nos segmentos de Operadores Logísticos, Transportadores, Varejo, E-Commerce, Indústria Farmacêutica, Alimentícia, Siderúrgica, Química e Agrobusiness. Coordena a comissão de logística do Conselho Regional de Administração – RJ, é professor, escritor e palestrante.

 

 

 

 

 

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