Veículos autônomos e o futuro da logística

27.03.2018

 

O uso de veículos autônomos vem ganhando mais espaço nos noticiários e, é importante que nós, profissionais de logística estejamos atento aos desafios e oportunidades que eles nos possibilitarão.

 

Recentemente li uma matéria, no site futuro exponencial, que trouxe uma ilustração (veja abaixo), muito interessante, onde demonstra os 5 níveis de automação possíveis atualmente.

 

Começando pelo nível 0 onde todas as operações são realizadas com intervenção humana, passando para o nível 1 onde já dispomos de uma direção assistida por sistemas de automação, caminhando para o nível 2 onde temos uma automação parcial, para o nível 3 onde temos um aumento do nível de automação mas com uma supervisão do motorista, chegando ao nível 4 chamado de automação elevada e ao nível 5 onde temos a automação total, em que não existe intervenção humana durante o percurso.

 

 

Já temos  exemplos de aplicação em diversos dos níveis acima e, penso que, com o passar do tempo teremos condições de avaliar cada vez melhor a efetividade, de cada uma delas, em termos de segurança, custo e outras dimensões logísticas importantes.

 

Entendo que, o importante é, conhecer cada vez mais o leque de opções disponíveis em cada um dos níveis acima e, com base nas necessidades de nossa operação (seja na empresa, seja em nossa vida pessoal), procurarmos identificar em que nível de automação nossa solução deve estar baseada.

 

Selecionar uma solução nível 5 apenas por esta ser a que possibilita um maior nível de automação possível neste momento, pode não ser a solução mais adequada a sua operação, e neste caso, provavelmente estaremos desperdiçando recursos.

 

 

Hélio Meirim é CEO da HRM Logística consultora & treinamento, tendo atuado, por mais de 20 anos, no Brasil e no exterior, em cargos executivos de empresas nacionais e multinacionais nos segmentos de Operadores Logísticos, Transportadores, Varejo, E-Commerce, Indústria Farmacêutica, Alimentícia, Siderúrgica, Química e Agrobusiness. Coordena a comissão de logística do Conselho Regional de Administração – RJ, é professor, escritor e palestrante.

 

 

 

 

 

Please reload

Últimos posts

November 13, 2019

November 1, 2019

Please reload

© 2018 by JS+