Educação: um desafio e tanto para a logística brasileira

26.12.2017

Durante todo o ano de 2017, participei de eventos (workshop, palestras, seminários, aulas),  compartilhando minhas experiências e, aprendendo um pouco mais sobre logística.

 

E, uma dos aprendizados que sempre procuro compartilhar nestas oportunidades é que, o gestor logístico precisa ter foco no desenvolvimento das pessoas, na otimização dos processos e no uso da tecnologia como uma aliada.

 

 

Destes 3 pilares (pessoas, processos e tecnologia) , aprendi que todos são importantes, mas as pessoas merecem atenção especial.

 

Por isso, penso que,  a abrangência das questões relacionadas ao desenvolvimento das pessoas,  precisa ser cada vez mais ampliada. Neste sentido, quando analisamos a educação no Brasil, temos um grande desafio a superar.

 

O tamanho deste desafio pode ser constatado no levantamento feito ao longo de 2016, por meio da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD), que teve os dados divulgados no início de Dezembro deste ano.

 

Vejamos a situação relativa ao nível de escolaridade apresentado no relatório: 

  • 7,2% da população, com 15 anos ou mais, não sabem ler e escrever

  • 51% da populaçãode 25 anos ou mais , possuem ensino fundamental completo ou equivalente;

  • 26,3% da populaçãode 25 anos ou mais, possuem o ensino médio completo ou equivalente; e

  • 15,3%,da populaçãode 25 anos ou mais possuem curso  superior completo.

Os dados apresentados são alarmantes e, precisam de uma profunda reflexão e, de um esforço conjunto e estruturado, para que possamos melhorar este quadro .

 

Entendo que, a situação apresentada, traz desafios adicionais aos processos logísticos das organizações, que precisam de profissionais cada vez mais qualificados, motivados e engajados que buscarão otimizar os processos, bem como entender qual a melhor forma de usar a tecnologia como uma aliada na busca na melhoria dos serviços ofertados aos clientes.

 

Concluo este pequeno texto com uma reflexão: Educação: Um desafio e tanto para a logística brasileira

 

 

 

Hélio Meirim é CEO da HRM Logística consultora & treinamento, tendo atuado, por mais de 20 anos, no Brasil e no exterior, em cargos executivos de empresas nacionais e multinacionais nos segmentos de Operadores Logísticos, Transportadores, Varejo, E-Commerce, Indústria Farmacêutica, Alimentícia, Siderúrgica, Química e Agrobusiness. Coordena a comissão de logística do Conselho Regional de Administração – RJ, é professor, escritor e palestrante.

 

 

Maiores informações podem ser obtidas na matéria do  portal G1 no link:  https://g1.globo.com/educacao/noticia/analfabetismo-entre-pessoas-pretas-e-pardas-e-mais-que-o-dobro-do-que-entre-as-brancas-diz-ibge.ghtml

 

Please reload

Últimos posts

November 21, 2019

November 13, 2019

Please reload

© 2018 by JS+