Sua expedição é eficiente?

19.12.2017

Em nossa série de posts sobre intralogística, já tivemos a oportunidade de compartilhar algumas ideias sobre a importância da intralogística e, destacamos as questões relacionadas aos processos de recebimento, conferência, entrada no estoque e armazenagem e picking e packing.

 

Neste post vamos trazer algumas informações sobre  as atividades de Expedição.

 

 

 

Conferência (antes expedição)

O processo de conferência antes do envio do produto ao cliente, é um processo que vem sofrendo grandes mudanças nos últimos anos.

 

Muitas empresas, já incorporaram o processo de conferência ao processo de separação e embalagem. Ou seja, no momento em que ocorre o processo de separação, já está sendo realizada a conferência dos itens.

 

Isto otimiza o processo como um todo (evita um passo adicional) gerando assim maior produtividade e consequentemente a redução de custos.

 

Expedição e saída estoque

O processo de expedição reúne atividades administrativas, fiscais e atividades operacionais.

 

Estas atividades precisam ser sincronizadas, ou seja, uma não pode atrasar a realização da outra, pois o produto precisa seguir para o cliente juntamente com os devidos documentos fiscais, mas estes documentos não devem ser motivo de atraso da expedição.

 

Vale destacar que o processo de expedição precisa estar conectado ao processo de saída do estoque, pois com base nas entradas (recebimento) e saídas (expedição) será realizada a gestão de estoques.Conferência (antes expedição)O processo de conferência antes do envio do produto ao cliente, é um processo que vem sofrendo grandes mudanças nos últimos anos.

 

Muitas empresas, já incorporaram o processo de conferência ao processo de separação e embalagem. Ou seja, no momento em que ocorre o processo de separação, já está sendo realizada a conferência dos itens. Isto otimiza o processo como um todo (evita um passo adicional) gerando assim maior produtividade e consequentemente a redução de custos.

 

 

No quadro a seguir, podemos ver os processos que fazem parte da intralogística e que, estaremos explicando nos próximos posts.

 

Este artigo fez parte da matéria publicada na Revista Logweb de Outubro de 2017

 

 

Hélio Meirim é CEO da HRM Logística consultora & treinamento, tendo atuado, por mais de 20 anos, no Brasil e no exterior, em cargos executivos de empresas nacionais e multinacionais nos segmentos de Operadores Logísticos, Transportadores, Varejo, E-Commerce, Indústria Farmacêutica, Alimentícia, Siderúrgica, Química e Agrobusiness. Coordena a comissão de logística do Conselho Regional de Administração – RJ, é professor, escritor e palestrante.

 

 

 

 

Please reload

Últimos posts

November 1, 2019

Please reload

© 2018 by JS+