Otimizando seu processo de recebimento

14.11.2017

 

Receber um produto (ou matéria prima) é um processo que vem ganhando importância dentro da gestão da cadeia de suprimentos pois, o tempo gasto neste processo impacta tanto no nível de serviço como no custo (veículos e equipes ociosas).

 

Neste sentido, temos observado um crescente número de empresas que já planejam e ajustam, com seus fornecedores, o agendamento de recebimento, conseguindo assim otimizar o uso de seus recursos humanos (equipes) e recursos físicos (portaria, docas de recebimento, empilhadeiras).

 

Como consequência deste planejamento, a empresa consegue auxiliar seus fornecedores a otimizarem seus recursos (equipes e equipamentos).

 

Todas estas otimizações geram aumento de produtividade e, consequentemente impactam no resultado (custo) da operação.

 

O envio, por parte do expedidor, de cargas unitizadas, agiliza o processo de descarga e os processos seguintes (conferência e armazenagem) e, neste sentido, é importante haver um bom processo colaborativo entre expedidor e recebedor, visando entender as questões relacionadas as características de unitização e as questões relacionadas a custo x benefício da unitização.

 

Vale destacar que, para implementar estas ações (agendamento, unitização) e outras, é preciso que todos os envolvidos tenham uma visão sistêmica e prezem pelo espirito colaborativo, ou seja, no momento de carregar o veículo temos que pensar em como este será descarregado.

 

No momento que agendo a entrega de uma mercadoria, temos que pensar que o veículo irá realizar outras entregas e se, eu não descarregar o mesmo no horário agendado, estaremos impactando nas demais entregas deste veículo

 

No quadro a seguir, podemos ver os processos que fazem parte da intralogística e que, estaremos explicando nos próximos posts.

 

Este artigo fez parte da matéria publicada na Revista Logweb de Outubro de 2017

 

 

Hélio Meirim é CEO da HRM Logística consultora & treinamento, tendo atuado, por mais de 20 anos, no Brasil e no exterior, em cargos executivos de empresas nacionais e multinacionais nos segmentos de Operadores Logísticos, Transportadores, Varejo, E-Commerce, Indústria Farmacêutica, Alimentícia, Siderúrgica, Química e Agrobusiness. Coordena a comissão de logística do Conselho Regional de Administração – RJ, é professor, escritor e palestrante.

 

 

 

 

Please reload

Últimos posts

November 1, 2019

Please reload

© 2018 by JS+