10 milhões de pedidos!! A importância da logística na Black Friday


R$ 2,506 bilhões de vendas. Essa é a estimativa a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) para as vendas da Black Friday deste ano. Este valor, é 18% maior do que o registrado na mesma data em 2016..


A estimativa, é de que 10 milhões de pedidos serão ser realizados até o fim de novembro, data oficial da Black Friday no Brasil.


Ou seja, em um momento econômico como o que estamos vivendo, estes números são animadores e, com certeza estão sendo comemorados pelas empresas de e-commerce.


Entretanto, é importante destacar que para atender este volume expressivo, a gestão dos processos logística será essencial, pois do contrário, o que pode parecer um bônus (maior quantidade de pedido) pode se transformar em um ônus (maior quantidade de clientes insatisfeitos com o serviço e, aumento de despesas não proporcionais ao incremento de receitas).


Por isso, mais uma vez, a logística será um dos grandes diferenciais competitivos das empresas que estarão "disputando" os 10 milhões de pedidos dos clientes.


Quais empresas de e-commerce se sairão bem neste desafio ?




Hélio Meirim é CEO da HRM Logística consultora & treinamento, tendo atuado, por mais de 20 anos, no Brasil e no exterior, em cargos executivos de empresas nacionais e multinacionais nos segmentos de Operadores Logísticos, Transportadores, Varejo, E-Commerce, Indústria Farmacêutica, Alimentícia, Siderúrgica, Química e Agrobusiness. Coordena a comissão de logística do Conselho Regional de Administração – RJ, é professor, escritor e palestrante.



Últimos posts

© 2018 by JS+