O que é Intralogística?


Vivemos um momento em que, a competição no mundo dos negócios, está cada vez mais acirrada.


Empresas competem com concorrentes de seu segmento e, também com os de outros segmentos, haja visto que o recurso financeiro disponível pelo cliente está cada vez mais escasso e sendo assim, mais disputado.


Logo, vence a competição, a empresa que oferece o produto que o Cliente percebe que agrega mais valor para ele naquele momento.Entretanto, vencer a competição de conquistar o cliente e, conseguir que ele decida pela compra de seu produto é o primeiro passo.


Mas, manter este cliente satisfeito, desde o momento da compra até que o mesmo receba o produto solicitado é um grande desafio.Para superar este desafio, as empresas vêm buscando gerenciar as etapas do ciclo do pedido (momento entre a compra e a entrega efetiva), sendo que um dos objetivos é tornar este ciclo cada vez mais curto, pois este é um dos diferenciais desejados pelos clientes.


A gestão do ciclo do pedido, envolve processos logísticos externos e processos internos que são parte da Intralogística, que contempla os processos que ocorrem dentro dos muros da empresa.


Nos últimos anos, temos percebido que a intralogística, vem ganhando maior atenção por parte dos gestores, pois a ineficiência interna, compromete todo o processo logístico.


Por isso, cresce o foco no planejamento e implementação de processos que otimizem o fluxo de produtos, informações e pessoas, possibilitando assim uma gestão eficiente da movimentação de materiais dentro de armazéns, fábricas e centros de distribuição.


No quadro a seguir, podemos ver os processos que fazem parte da intralogística e que, estaremos explicando nos posts a seguir.


Este artigo fez parte da matéria publicada na Revista Logweb de Outubro de 2017

Hélio Meirim é CEO da HRM Logística consultora & treinamento, tendo atuado, por mais de 20 anos, no Brasil e no exterior, em cargos executivos de empresas nacionais e multinacionais nos segmentos de Operadores Logísticos, Transportadores, Varejo, E-Commerce, Indústria Farmacêutica, Alimentícia, Siderúrgica, Química e Agrobusiness. Coordena a comissão de logística do Conselho Regional de Administração – RJ, é professor, escritor e palestrante.




Últimos posts

© 2018 by JS+