Logística contra a fome

17.10.2017

No dia 16/10, data da Fundação da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO),  comemora-se o Dia Mundial da Alimentação. 

 

 

A data é celebrada em mais de 150 países para chamar a atenção sobre questões relativas à nutrição e à alimentação. 

 

Lendo um pouco mais sobre este assunto, identifiquei alguns dados preocupantes, a saber:

 

Segundo a FAO - Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, cerca de 45% de todas as frutas, legumes, raízes e tubérculos produzidos no mundo são desperdiçados. Isso equivale a aproximadamente 1 bilhão de sacos de batatas. E mais 1.4 bilhão de hectares (uma extensão maior do que os EUA, Índia e México juntos) é usado para produzir alimento que é desperdiçado (1).

 

Pelo que observei,  muitas das causas deste desperdício estão relacionadas a logística

 

Dados, sobre onde os desperdícios ocorrem, divulgados pelo site bancodealimentos.org.br (2) destacam que:

  • 10% do desperdício ocorre ainda no campo

  • 50% do desperdício ocorre no manuseio e transporte

  • 30% do desperdício ocorre na comercialização e abastecimento

  • 10% do desperdício ocorre no varejo e consumidor final

Considerando os dados acima, se investirmos em processos logísticos mais adequados, temos a oportunidade de contribuir com uma redução de 80% deste desperdícios, o que com certeza auxiliaria muito as 800 milhões de pessoas sofrem de fome no mundo (FAO), (2) 

 

Percebo algumas iniciativas logísticas neste sentido, mas vejo que faze aos dados apresentados, ainda temos um longo caminho a percorrer em relação a logística de alimentos. Por isso, penso que  é importante continuar trabalhando no desenvolvimento de embalagem, sistemas de manuseio e transporte que possibilitem assegurar a integridade dos alimentos por toda a cadeia logística, ou seja, desde o momento do plantio até a chegada ao prato do consumidor.

 

 

Fontes:

(1) (https://www.wwf.org.br/informacoes/noticias_meio_ambiente_e_natureza/?61442/Desperdcio--uma-escolha&gclid=EAIaIQobChMIi8vr8ZH41gIVDgSRCh3_YAtoEAAYASAAEgJ8K_D_BwE)

 

(2) http://www.bancodealimentos.org.br/alimentacao-sustentavel/desperdicio-de-alimentos/

 

 

 

 

 

Please reload

Últimos posts

November 1, 2019

Please reload

© 2018 by JS+