5 Tendências Varejo do Futuro: Impactos na Logística

29.08.2017

 

Esta semana li uma matéria muito interessante, publicada no no portalnovarejo.com.br. 

 

O título da matéria é 5 TENDÊNCIAS FUNDAMENTAIS QUE MOLDARÃO O VAREJO DO FUTURO e, traz dados da pesquisa realizada pela KPMG, que reuniu seus especialistas sobre varejo e destacou as "cinco grandes tendências que são irreversíveis e que são a base para o varejo do futuro".

 

Conversando com um grupo de executivos do segmento de varejo, que também haviam lido a matéria, eles me perguntaram quais seriam os impactos destas tendências nos processos logísticos de suas empresas. Conversamos um pouco e, gostaria de compartilhar com vocês algumas das reflexões que fizemos:

 

1. A tecnologia está mudando a experiência do consumidor

A pesquisa destaca que  o consumidor irá experimentar, o seu produto e sua loja, de formas diferentes (realidade virtual por exemplo).  Mutos dos processos de decisão de compra passarão a ser realizados tomando como base  a experiência tecnológica vivenciada pelo consumidor.

 

A reflexão  que temos que fazer é a seguinte: consumidores que passam por uma experiência tecnológica no processo de decisão de compra, aceitarão um ciclo do pedido (entrada do pedido até a entrega) sem uso de recursos tecnológicos que possibilitem a ele dar continuidade a sua experiência?

 

Penso que não. Por isso, será indispensável que os profissionais de logística procurem entender como dar continuidade a  experiência do consumidor desde o momento de escolha até o momento que este receba o produto , monitorando  todas as etapas do ciclo do pedido. Veja algumas forma de otimizar seu ciclo de pedido em nosso post 5 dicas logísticas para otimização do clico do pedido.

 

 

2. O mobile shopping continua crescendo

A compra via dispositivos móveis vem crescendo e, este consumidor que compra com seu smartphone, também deseja acompanhar todo o processamento de seu pedido em seu dispositivo móvel.

 

A consulta ao status do pedido precisa ser mais fácil, mais rápida, mais intuitiva,  com informações atualizadas com uma velocidade cada vez maior.  O consumidor deseja ter todas as informações, relativas ao seu pedido, na palma de sua mão. Logo, penso que o uso de sistemas integrados de suporte a decisão logística será essencial para prover informações ágeis e de qualidade.

 

 

3. Criar uma experiência significativa é crucial

A matéria destaca que  a "experiência começa desde o momento em que o cliente entra na loja, e tem um processo de checkout fácil e simples, com filas pequenas e rápidas".

Acrescenta-se a estes elementos as questões relacionadas ao pós-venda, pois sabemos que precismos continuar oferecendo, ao cliente, esta boa experiência, mesmo após o mesmo já ter efetuado a compra.

 

Neste sentido, mais uma vez, questões relacionadas ao processo do ciclo do pedido (entrada até a entrega) serão fundamentais Ter sistemas que facilitem a escolha do produto, evitar rupturas de estoque, ter processos  fáceis e ágeis para realização de troca e devolução (logística reversa serão cada vez mais demandados pelos clientes e, serão um diferencial no ato da seleção de onde comprar.

 

4. Personalização é o futuro

A customização ganha cada vez mais espaço como diferencial de negócio.

Neste quesito,  o desafio é conseguir desenvolver um modelo operacional que possibilite produzir e entregar algo único (personalizado) mantendo um custo aceitável, ou seja, equilibrar o trade-off entre custo operacional do negócio x benefício percebido pelo cliente.

 

Neste sentido, a busca por desenvolver equipamentos e processos que possibilitem produção de pequenos lotes, postergação da produção (postponed), uso da filosofia lean, troca rápida de ferramentas, automação, relacionamento colaborativo com fornecedores, just in time e outros, serão cada vez mais demandados  aos profissionais de logística, que precisarão trabalhar em conjunto com as demais áreas da empresa visando entender e atender as expectativas dos clientes, equipe, vizinhos e acionistas.

 

5. Atrair e reter talento é crucial

O consumidor cada vez mais exigente e, fazendo cada vez mais uso de tecnologia, demandará profissionais que reúnam competências, habilidades e atitudes diferenciadas (no atendimento, produção, entrega e etc).

 

Neste sentido, o desafio logístico, e também das demais áreas da empresa,  consiste em atrair, motivar, avaliar, capacitar e recompensar seus times de trabalho, visando que estes estejam engajados na missão, visão e valores preconizados pela empresa.

 

 

Ao término da conversa com este grupo de executivos, retornei para casa e no carro fiquei pensando que se no presente os profissionais de logística já enfrentam grandes desafios, as tendências para o varejo do futuro, proporcionarão alguns desafios adicionais.

 

Entretanto, como costumo dizer, desafios são ótimas oportunidades de aprendizado e, dentro de alguns anos, quando tivermos entendido e superado alguns dos possíveis desafios relacionados acima, para nossa alegria, outros desafios surgirão. 

 

A matéria completa sobre as 5 tendência fundamentais que moldarão o varejo do futuro pode ser lida no portaldovarejo.com.br

 

 

 

Hélio Meirim é CEO da HRM Logística consultora & treinamento, tendo atuado, por mais de 20 anos, no Brasil e no exterior, em cargos executivos de empresas nacionais e multinacionais nos segmentos de Operadores Logísticos, Transportadores, Varejo, E-Commerce, Indústria Farmacêutica, Alimentícia, Siderúrgica, Química e Agrobusiness. Coordena a comissão de logística do Conselho Regional de Administração – RJ, é professor, escritor e palestrante.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Please reload

Últimos posts

December 24, 2019

December 12, 2019

Please reload

© 2018 by JS+