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Robô auxilia a gestão inventário


Foto: Divulgação


Até pouco tempo atrás, sinônimos de tecnologia disruptiva eram os aplicativos de transporte, as redes sociais e as mensagens instantâneas. Ninguém nega, aliás, a revolução que essas ferramentas provocaram no dia a dia de bilhões de pessoas.


Mas é somente agora que a grande disrupção ameaça ocorrer. Isso porque ela chegou tanto ao chão de fábrica (com a automação) como ao varejo. Em ambos os casos, traz uma promessa de ganhos parrudos de produtividade.


Prova disso é o robô da startup americana Bossa Nova. Ele pretende liquidar a má gestão do inventário de produtos em supermercados (um problema de US$ 1,1 trilhão no mundo, segundo a empresa de pesquisa IHL).


A máquina, dotada de inteligência artificial, caminha pelos corredores das lojas e fotografa os produtos nas prateleiras. As imagens são cruzadas com a lista dos artigos em estoque para definir o que está em falta.


O equipamento também indica a localização exata de cada artigo no supermercado, o que faz a diferença em uma escala de milhares de itens. Hoje, o robô está em teste na Lowe’s, rede com mais de 2 mil unidades nos Estados Unidos, Canadá e México. “Nossa missão é reinventar o varejo por meio de dados e automação”, disse a Época NEGÓCIOS Sarjoun Skaff, fundador da Bossa Nova, apaixonado pela cultura brasileira – vem daí o nome da empresa.


O robô circula pelos corredores, fotografa o que há nas gôndolas e cruza os dados com o estoque


Disponível em: http://epocanegocios.globo.com/Tecnologia/noticia/2017/02/enfim-inteligencia-artificial-se-une-ao-varejo.html

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