Entrevista Meirim: Logística reversa para restaurantes
Além de possibilitar o retorno de resíduos sólidos para as empresas de origem, evitando a possibilidade de poluição ou contaminação do meio ambiente (rios, mares, solo e florestas), a implantação da logística reversa também é de grande relevância para a economia, já que a reutilização desses materiais na cadeia produtiva diminui consideravelmente o consumo de matérias-primas.
De acordo com o especialista em logística reversa, Hélio Meirim, CEO da HRM logística consultora & treinamentos, os dois principais objetivos desse processo são recolocar os materiais no ciclo comercial e realizar o descarte de forma segura.
“Com base nessas informações, poderão ser estabelecidos os processos de acondicionar, manter e fazer a operação de transporte de retorno dos materiais, embalagens e resíduos para o ponto de origem adequado (quando estes puderem ser reaproveitados) ou, para o ponto de descarte adequado (quando os mesmos assim forem definidos)”, comentou Meirim.
Em empresas dos ramos alimentícios e gastronômicos, Meirim faz questão de ressaltar a importância do uso da logística reversa nos setores. No entanto, ele enfatiza alguns cuidados especiais antes de qualquer ação não planejada.
“É recomendável que o gestor do estabelecimento busque informações sobre os aspectos legais dos processos da logística reversa pertinente ao seu negócio. É importante que os restaurantes entendam os conceitos de todo o processo, tanto na questão ambiental, quanto na cadeia logística de seus produtos. Para isso, o ideal é buscar a orientação de profissionais qualificados que possam fazer um plano de ação”, argumentou Meirim, que elaborou algumas dicas para quem está pensando em aderir aos conceitos da logística reversa.
- Conheça a importância e os benefícios da LR em seu negócio;
- Conscientize sua equipe, fornecedores e clientes da importância da ação para o negócio e também para o meio ambiente;
- Identifique os aspectos legais (restrições), envolvidos na operação de retorno (descarte) dos materiais usados em sua operação diária;
- Identifique se há materiais que podem ser devolvidos ao fornecedor como forma de reduzir o custo do mesmo e, consequentemente, seu preço de compra;
- Identifique se existem materiais que, após seu uso, podem ser comercializados ou vendidos (caixas de papelão, latas de alumínio, garrafas, sobras de refeição…);
- Tenha um espaço segregado para o correto acondicionamento dos materiais, bem como recipientes identificados para armazenar os materiais que seguirão para a origem ou descarte;
- Após implementar todas as ações, mensure os resultados obtidos e divulgue-os para seus clientes, equipe, vizinhos, fornecedores e acionistas
Transforme a prática em rotina – O chef consultor da BRF Food Services, Leonardo Maciel afirma que os restaurantes, lanchonetes e demais estabelecimentos gastronômicos enfrentam diariamente um problema com a coleta de resíduos sólidos que podem ser reaproveitados.
“Poucas empresas, na maioria das vezes, as mais estruturadas, possuem alguma iniciativa interna para atuarem com o processo de logística reversa”, destaca. A pouca participação dos estabelecimentos, segundo Maciel, é intensificada pela falta de incentivo e dedicação das prefeituras.
Uma situação comum, apontada pelo consultor, é a contratação de empresas especializadas – e terceirizadas – para a coleta de lixo seletivo. “Quando chegamos em algum restaurante, difundimos os ideais de sustentabilidade em que acreditamos, e mostramos a importância de investir e participar dessas ações. Mas, sem o incentivo dos empresários, essas ideias não vão pra frente”, destacou.
Para concluir, Leonardo Maciel explicou que a logística reversa poderia ser uma constante no dia a dia dos gestores, mas o custo alto ainda os afasta. “Hoje existem algumas organizações tentando desenvolver essa cultura como a Green Kitchen, mas os gastos elevados, por conta de intervenções estruturais, fazem com que o projeto não seja levado adiante.
Faça a sua parte – Se tratando de uma ação social e voltada ao desenvolvimento sustentável de nosso meio ambiente, todos nós temos uma importante participação na logística reversa. Veja a função de cada setor no processo:
- Consumidores: devolver os produtos que não são mais usados em postos (locais) específicos.
- Comerciantes: instalar locais específicos para a coleta (devolução) destes produtos.
Indústrias: retirar esses produtos, através de um sistema de logística, reciclá-los e reutilizá-los.
- Governo: criar campanhas educacionais e de conscientização para os consumidores, além de fiscalizar a execução de todas as etapas da ação.
Matéria publicada no site http://www.brf-foodservices.com.br/fique-por-dentro/logistica-reversa-para-restaurantes-uma-pratica-consciente-que-traz-grandes