Palestra: Desafios e oportunidades para os profissionais de logística

No último final de semana, no Seminário de Logística, organizado pela Unigranrio, tive a oportunidade de compartilhar minha visão sobre o cenário logístico brasileiro, seus desafios e oportunidades e, como entendo que o profissional pode se preparar para atender a este novo momento logístico que nosso país e o mundo está vivendo.

A logística vem se tornando cada vez mais um diferencial competitivo dentro das organizações e, este novo cenário, aliado a fatores ambientais, econômicos, jurídicos, políticos e sociais vem proporcionando a nós, profissionais que atuamos nesta área, inúmeros desafios, mas também muitas oportunidades.

Apenas para ilustrar como este novo cenário vem mudando, questões relacionadas a planejamento de demanda, aquisição, negociação e avaliação de fornecedores, embalagem, planejamento de produção, gestão de estoques e transportes já merecem a atenção dos profissionais de logística a algum tempo. Sabemos que estas atividades logística já nos apresentam muitos desafios a superar.

Entretanto, assuntos relacionados a logística de grandes eventos, logística no E-comerce, logística reversa e mobilidade urbana, por exemplo, não faziam parte das discussões estratégicas das organizações. Hoje, devido a relevância destes temas para as organizações e para a sociedade, os mesmos vem ganhando um espaço cada vez maior, sendo então necessário, que os profissionais busquem a capacitação necessária para entender e atender as novas demandas que surgem.

Por fim, compartilhei com o público presente, minha visão sobre alguns itens que o profissional de logística deve buscar, visando sempre se manter atualizado e preparado para superar os desafios apresentados, a saber:

Entender as necessidades e expectativas dos clientes, aliar conhecimento teórico e prático sobre gestão logística, ter uma visão de processos, manter-se atualizado sobre questões relacionadas a tecnologia, aspectos jurídicos e ambientais, ter foco no gerenciamento de suas equipes, desenvolver um bom relacionamento interpessoal, estar sempre disposto e aberto a aprender coisas novas, buscar a educação continuada e o autoconhecimento são alguns dos itens que considero importantes para que os profissionais de logística, obtenham bons resultados na carreira profissional e também na vida pessoal.

Últimos posts

© 2018 by JS+