Artigos

25.05.2020

O que aprendi como mentor do HACKING HELP 2020 ?

Este final de semana, tive a oportunidade de ser mentor do HACKING HELP 2020 - cluster de LOGÍSTICA.

O HACKING HELP teve como objetivo criar soluções que as pessoas, comunidades e empresas tanto precisam neste momento.

Já tinha sido mentor em outros HACKs, mas este foi diferente.

Confesso que no início, senti um pouco de falta daquela energia vibrante, emanada por todos os grupos trabalhando freneticamente durante mais de 48 horas.

Aquela Pizza da meia noite e, de ver muitos integrantes das equipes desfilando de madrugada com suas pantufas.

Mas, isso logo passou, pois nesta edição ONLINE, haviam grupos que estavam em outros países e isto trouxe uma riqueza enorme.

Pude trocar experiências com diversos grupos, em diversos horários distintos.

Ouvi soluções fantásticas e, pude aprender muito com cada um dos grupos que tive a oportunidade de mentorar.

Parabéns a Lindalia e a todo o time que fez o HACKING HELP 2020 acontecer.

Parabéns a todos o...

19.05.2020

O evento que, nas 3 primeiras edições, movimentou a comunidade carioca de logística, passou a ser ONLINE e, poderá ser assistido pelos profissionais de todo o Brasil e do Mundo.

Como diz o Buzz Lightyear, personagem do Toy Story: "Ao infinito e além"

Nesta 4a. edição - ONLINE, abordaremos o tema INOVAÇÃO & AGILIDADE EM OPERAÇÕES LOGÍSTICA ON BOARD (comercialização de produtos durante sua viagem aérea) e, contaremos com a presença de profissionais feras, que compartilharão suas experiências de sucesso e fracasso conosco.

O Cristiane "Coca"  Pitzer é craque em INOVAÇÃO & AGILIDADE.

Dá uma olhada no perfil dela aqui no LinkedIN e, vai ver que ela é ninja do tema.

E eu, Hélio Meirim, um apaixonado por logística, continuo firme no meu propósito de compartilhar informações, disseminar conhecimento e conectar pessoas.

Espero vocês nesta nova experiência do #logisticacarioca4

Mas tem que correr, para fazer a inscrição hein.

Agora as vagas são disponibilizadas para todo o universo !!!

...

14.05.2020

Muitas empresas consideram que esta é a atividade mais importante da LOGÍSTICA. Neste vídeo vamos entender a missão da área de TRANSPORTES, impactos no NÍVEL DE SERVIÇO e nos CUSTOS (Fretes). Abordamos os MODAIS de TRANSPORTES e como podemos escolher o modal mais adequado para carga que iremos transportar, destacamos os CUIDADOS que os profissionais de LOGÍSTICA precisam ter nas operações de TRANSPORTES de segmentos específicos e finalizamos com as questões do uso da TECNOLOGIA nas operações de TRANSPORTES. Então, aperta o PLAY, comenta aqui sobre o que achou deste vídeo e, aproveita para se INSCREVER no canal do You Tube do Minuto Logístico

11.05.2020

"As empresas passarão a pensar em estratégias colaborativas, repensarão os níveis de automação, atividades em home office, desburocratização, leque de fornecedores internacionais x locais, redimensionamento de estoques de itens vitais, processos mais ágeis e terão um foco muito grande na racionalização dos processos, dando ênfase às atividades que agregam valor para o cliente, empregados, vizinhos e acionistas.".

“Imagino que os modelos digitais ganharão ainda mais força, assim como a automação de processos e atividades e as entregas delivery em horário estabelecido.”

"Outro aspecto importante é que o consumidor passará a valorizar ainda mais seu recurso financeiro (que por algum tempo será escasso) e, por isso, será mais criterioso em suas compras, buscando empresas que ofereçam um pacote de produtos/serviços com a melhor relação custo x benefício.

“Neste sentido, empresas que pensarem na logística de forma estratégica terão a oportunidade de construir um diferencial competitivo import...

07.05.2020

Tem vídeo novo no canal do You Tube do Minuto Logístico E, hoje falaremos sobre o CICLO DO PEDIDO Quais são as suas ETAPAS, a missão do profissional de logística. e é claro, algumas dicas que como você pode ajudar sua organização a reduzir o CICLO DO PEDIDO.

04.05.2020

Covid-19: desafios geram novas oportunidades para a logística e a cadeia de suprimentos

Fui um dos executivos convidados pela Logweb - Portal e Revista especializada em logística, para contribuir com minhas reflexões, sobre este tema tão relevante neste momento.

A matéria ficou ótima e, ao longo dos próximos dias, vou procurar compartilhar aqui alguns trechos de minha participação. Sugiro ler a matéria completa.

"Os primeiros efeitos da Covid-19 na Supply Chain foram sentidos com a paralisação de algumas fábricas na China, que fornecem componentes para várias indústrias no mundo, gerando a interrupção em um dos elos de muitas cadeias produtivas."

“Como sabemos, se um elo apresenta dificuldades, elas são refletidas em toda a cadeia”, conta Hélio Meirim, CEO da HRM Logística Consultoria & Treinamento.

"Em seguida, com a declaração de pandemia, as restrições passaram a se estender para quase todo o mundo. Com o fechamento de fronteiras, houve interrupção no fluxo de mercadorias e pessoas,...

30.04.2020

Tem vídeo novo no canal do You Tube do Minuto Logístico

E, hoje falaremos como as ATIVIDADES LOGÍSTICAS são agrupadas em: ATIVIDADES PRIMÁRIAS e ATIVIDADES DE APOIO.

Veremos quais são estas ATIVIDADES e, o principal motivo delas estarem agrupadas desta forma.

Teremos também a oportunidade de identificar o leque de ATIVIDADES que o profissional de logística poderá atuar

Então, aperta o PLAY, comenta aqui sobre o que achou deste vídeo e, aproveita para se INSCREVER no canal do You Tube do Minuto Logístico.

#hrmlogistica #minutologistico #MnutoLogisticonoYoutube

Hélio Meirim - CEO da HRM Logística Consultoria & Treinamento, tendo atuado, por mais de 20 anos, no Brasil e no exterior, em cargos executivos de empresas nacionais e multinacionais nos segmentos de Operadores Logísticos, Transportadores, Varejo, E-Commerce, Indústria Farmacêutica, Alimentícia, Siderúrgica, Química e Agrobusiness. Mestre em Administração, é estudante, pesquisador, professor, escritor e palestrante em diversos event...

23.04.2020

Olá pessoal,

No ano passado, tive a ideia de criar a série minuto logístico 

São textos curtinhos, em que procuro fazer uma abordagem mais prática dos conceitos logísticos.

Já são 36 edições, preparadas com muito zelo e, o feedback tem sido ótimo, o que nos dá motivação para continuar nesta jornada.

Hoje, damos início a uma nova etapa do minuto logístico, que passará a contar com um novo formato.

Isso mesmo !!!

Continuaremos com a mesma pegada dos textos, mas agora também com vídeos, pois o minuto logístico passa a ter seu próprio canal no Youtube.

E o vídeo de estréia é sobre o que é logística !!!

Então, aperta o play, se inscreve lá no canal do Youtube e, deixe aqui seu comentário sobre o que achou deste vídeo, deste novo formato e, é claro, de temas que gostaria de ver neste novo espaço do minuto logístico.

O que é Logística? (MNV 37)

#hrmlogistica #minutologistico #MnutoLogisticonoYoutube

Hélio Meirim - CEO da HRM Logística Consultoria & Treinamento, tendo atuado, por mais de 20 anos,...

15.04.2020

Sou um entusiasta da logística e, neste momento desafiador (Covid19), tenho procurado demonstrar a importância da logística para as nações, empresas e é claro para o dia-a-dia das pessoas.

Entendo que, as nações, empresas e pessoas que conseguirem planejar ações logísticas colaborativas. voltadas não só para este o momento, mas para o que se seguirá a este, conseguirão um diferencial competitivo muito interessante.

Não sou somente eu que penso assim.

Acabo de ler uma matéria publicada no site da Isto é Dinheiro (15.04) cujo título é

"Logística e falta de mão de obra põem em risco suprimento de alimento na Europa".

Segundo a matéria,

"... analistas ressaltam problemas na colheita e na execução de atividades de processamento e embalagem por falta de mão de obra, possíveis gargalos no escoamento de grãos por restrições de exportação ..."

Os possíveis gargalos de escoamento de grãos, devido as restrições de movimentações entre produtores e consumidores é um dos desafios logísticos que preci...

14.04.2020

Logística na Saúde (MN36)

Faz algum tempo que me dedico a mostrar a importância da logística em nossas atividades cotidianas.

Muitas pessoas ainda associam logística a atividade transporte.

Procuro ampliar este horizonte, mostrando que, transporte é uma das atividades logísticas.

Algumas pessoas ainda associam logística as atividades fabris.

Procuro demonstrar que os conceitos logísticos se aplicam a bancos, cadeias de mercado, postos de gasolina, hotéis, farmácias, redes de TV, hospitais e até em nossas casas.

Logística busca otimizar os fluxos de produtos, pessoas e informações.

Neste momento, estamos tendo a oportunidade de enxergar, de forma clara, a importância da logística na saúde.

  • Os serviços essenciais (Saúde, Alimentos ...) precisam de suprimentos para se manter funcionando (fluxo de produtos).

  • Precisam que as equipes se desloquem de suas residências até os seus postos de trabalho (fluxo de pessoas);

  • Precisam ser constantemente municiadas de informações confiáv...

Please reload

© 2018 by JS+